Segunda, 19 Outubro 2015 12:26

Modelo de governança da Unifesp torna-se referência para IFES

Boas práticas de gestão adotadas pela instituição em 2013 são reconhecidas por membros do Forplad e devem inspirar demais universidades

Em reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), realizada em Goiânia no mês de junho, foi decidido que a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) será responsável pela coordenação da elaboração de um Manual de Fiscalização de Contratos a ser adotado por todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Responsável pelo Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (ETAGAE/Unifesp), Tânia Mara Francisco afirma que o documento terá como base o manual desenvolvido pelo Grupo de Trabalho instituído pela Câmara Técnica de Contratos da universidade para auxiliar gestores da área. “Estamos coordenando esse projeto com o envolvimento de todas as regionais. A apresentação final ocorrerá na próxima reunião do Forplad, prevista para novembro”.

Tania, que atuou na ocasião como professora do curso de capacitação de gestores de contratos das IFES das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para terceirização e fiscalização de contratos, também apresentou os resultados decorrentes da implementação da atual governança. “O modelo, estruturado para funcionar por meio das Câmaras Técnicas, foi considerado adequado para a gestão das demais universidades multicampi, a exemplo da Unifesp”.

Sobre o ETAGAE

gestão etagae

O ETAGE foi criado em 2013 para apoiar e orientar a alta gestão da universidade, por meio das Câmaras Técnicas, nas questões relacionadas à administração, gestão pública e direito administrativo. Buscando produzir os efeitos necessários ao atendimento do interesse público, o escritório tem como algumas das principais atribuições a realização de diagnósticos e o subsídio de decisões com informações técnicas e gerenciais.

Mais informações em: http://www.unifesp.br/reitoria/etagae/

Lido 8551 vezes Última modificação em Terça, 08 Dezembro 2015 09:12