Quarta, 25 Mai 2016 16:38

II Congresso Acadêmico Unifesp começa nesta segunda-feira

Evento, que acontece de 6 a 9/6, contará com colóquios, mesas temáticas, palestras, rodas de conversa e workshops, além de apresentações orais e de pôsteres

Clique aqui para assistir (melhor visualizado com Internet Explorer ou Windows Media Player)

Entre os dias 6 e 9 de junho, será realizado o II Congresso Acadêmico Unifesp. O cronograma completo, com a relação das apresentações de trabalhos de todos os programas do II Congresso Acadêmico está disponível aqui. A programação e demais informações sobre o congresso estão na página do evento, disponível aqui.

No dia 6, das 10h às 12h, acontece a retirada do material e o Coffee Break inaugural. A mesa de abertura do evento, marcada para às 13h, será composta pela reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, pela presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e professora titular do departamento de Bioquímica da Unifesp, Helena Nader e pelas pró-reitoras de Assuntos Estudantis, Andrea Rabinovici, de Extensão e Cultura, Florianita Coelho Braga Campos, de Graduação, Maria Angélica Pedra Minhoto e de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni.

A conferência de abertura, que acontece logo em seguida, às 14h, debaterá o tema central da segunda edição do congresso - A Universidade do Século XXI. Para as discussões, foram convidados o professor das Faculdades de Economia da Universidade de Coimbra e de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, Boaventura de Sousa Santos, que fará sua intervenção via videoconferência, e o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar de Almeida Filho.

A edição de 2016 traz como novidades um maior número de mesas temáticas, rodas de conversas e workshops, além de dois colóquios, sendo um sobre Novas Agendas de Pesquisas e Novas Áreas de Conhecimento e outro sobre Ética, Universidade e Cidadania.

Nas mesas temáticas, será discutido o SUS como Espação de Formação e Produção de Conhecimento, Inovação e Tecnologia Digital, Crises Ambientais e sustentabilidade, Doenças Emergentes (Zika, Chikungunya, Dengue e H1N1), Envelhecimento e Pensamento, Ação e Estratégias na Busca de Direitos Sociais.

As rodas de conversa debaterão os programas institucionais da Unifesp, como os de Bolsas de Iniciação à Gestão (BIG), o de Iniciação à Docência (PIBID) e os de Pós-Graduação Lato Sensu, além de abordar a diversidade e a construção do conhecimento e o perfil dos estudantes de graduação da Unifesp.

Já os workshops abordarão os temas Alimentos e Segurança Alimentar, Ensino e Formação de Professores na Educação Básica e os Desafios da Gestão da Inovação Tecnológica.

Para as discussões, foram convidados docentes e servidores técnico-administrativos da Unifesp e de outras instituições, além de representantes de empresas, e de movimentos sociais.

Clique aqui para conferir a programação cultural do evento

Lido 15517 vezes Última modificação em Segunda, 06 Junho 2016 17:59