Quarta, 15 Junho 2016 17:53

Reitoria e direção do Campus Baixada Santista realizam audiência pública

Reunião acompanhada por docentes, alunos e servidores do DCMar

Por Antonio Saturnino

Audiencia1

No último dia 13 de junho, foi realizada, no prédio do Departamento de Ciências do Mar (DCMar) do Campus Baixada Santista da Unifesp, uma audiência pública que discutiu, entre outros temas, a consolidação do departamento, bem como a criação do Instituto do Mar (IMar). Participaram do evento a reitora da universidade, Soraya Smaili, a diretora do campus, Sylvia Helena Batista, seu vice Odair Aguiar Junior, e o chefe do DCMar, Fernando Martins, além de docentes e alunos.

A reitora abriu a audiência, durante a qual apresentou dados do campus, bem como planilha de gastos, e ressaltou a importância da participação dos discentes nos encontros. “A presença de vocês aqui é de grande valia para nós, para que saibam como a instituição está se organizando e, desta forma, influenciar nos próximos passos. Por isso precisamos da contribuição de vocês na discussão”, comentou. Ela também comentou sobre o período de eleições para as representações discentes, que estará aberto em breve.

Sobre a perspectiva de criação do IMar, ela salientou que a ideia surgiu durante o início do processo de expansão da universidade e que a Reitoria é favorável para que ela aconteça, porém de forma organizada e sustentável, e que os passos estão sendo definidos visando um processo planejado de construção.

Após sua apresentação, foi aberto o espaço para perguntas, as quais abordavam, em grande parte, a falta de material em laboratórios e meios para reduzir os gastos do campus. Neste momento a diretora Sylvia Helena utilizou sua fala para ressaltar que o momento político atual afeta também o orçamento da universidade, por conta dos cortes na educação. Porém ela enfatizou que, desde 2014, a direção vem implantando medidas que visam economizar recursos e que mais sete propostas com este objetivo serão apresentadas. Ela citou que, com a aquisição dos novos prédios, os imóveis locados estão sendo devolvidos, o que já representa uma redução significativa nos gastos mensais.

Audiencia3

Lido 8560 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 14:15