Quarta, 17 Mai 2017 16:12

Unifesp, Hospital São Paulo e SPDM reúnem-se com ministros e parlamentares

Encontro teve como objetivo buscar soluções para a crise do hospital universitário

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU/Unifesp), e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) estiveram reunidos na tarde do último dia 15 de maio com ministros e parlamentares para discutir a situação do hospital e buscar soluções conjuntas para a crise atual.

Unifesp, HSP/HU/Unifesp e SPDM têm se reunido frequentemente com ministros, parlamentares e outros agentes públicos visando retomar o repasse dos recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), interrompido desde o início do ano e que culminaram na necessidade de restrição temporária dos atendimentos do hospital apenas aos casos de urgência e emergência no pronto-socorro e às consultas ambulatoriais.

Participaram da Reunião os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e o deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). Por parte da Unifesp, estiveram presentes a reitora, Soraya Smaili, o vice-reitor, Nelson Sass, a diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, a diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Janine Schirmer, o vice-diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM), Sérgio Cravo e o professor titular da disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências, Álvaro Atallah. Pelo HSP/HU/Unifesp estavam o presidente do Conselho Gestor, Rimarcs Ferreira e o diretor-superintendente, José Roberto Ferraro. Pela SPDM participaram o presidente, Ronaldo Laranjeira e o superintendente dos hospitais afiliados, Nacime Salomão Mansur. Também estiveram presentes o secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo e o secretário executivo, Antônio Carlos Nardi, ambos do Minsitério da Saúde, além do coordenador geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Silvio Jose Cecchi, que representou a Secretaria de Educação Superior.

Soraya Smaili avaliou a reunião como positiva e acredita em um desfecho favorável. “Tão logo as questões técnicas sejam resolvidas, o ministro indicou que o repasse dos recursos referentes ao Rehuf deverão ser retomados em sua normalidade”.

Maior hospital universitário da rede federal, o HSP/HU/Unifesp é referência do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange uma área de atendimento de cerca de 5.800.000 de pessoas só na cidade de São Paulo. A instituição também é fundamental para a formação de 1.167 alunos dos cursos da área da saúde, de 1.107 residentes médicos e 575 residentes multiprofissionais, além de mais de 700 pesquisas com impactos diferentes para a saúde e a sociedade.

Da esquerda para a direita: Gilberto Kassab, Rimarcs Ferreira, Soraya Smaili, Ricardo Barros, José Roberto Ferraro e Francisco de Assis Figueiredo
Da esquerda para a direita: Gilberto Kassab, Rimarcs Ferreira, Soraya Smaili, Ricardo Barros, José Roberto Ferraro e Francisco de Assis Figueiredo

Reunião com ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitando alas do Hospital São Paulo, acompanhado da reitora, Soraya Smaili e do diretor superintendente, José Roberto Ferraro.
Ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitando alas do Hospital São Paulo, acompanhado da reitora, Soraya Smaili e do diretor-superintendente, José Roberto Ferraro

Lido 11943 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 12:25