Sexta, 26 Mai 2017 11:30

Seminário discute organização das estruturas de TI das universidades federais

Encontro permitiu a troca de experiências entre as instituições para adequação e melhora dos sistemas de informação

Por Ana Cocolo

SeminárioTI portal 3
Mesa de abertura (da esq. p/ a dir.): Marcello Di Pietro, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI); Pedro Arantes, pró-reitor de Planejamento; reitora Soraya Smaili; e Tânia Mara Francisco, pró-reitora de Administração.

Elaborado pela Pró-Reitoria de Administração, com o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Planejamento e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), o seminário Organização das Estruturas da Tecnologia da Informação das Universidades Federais, ocorrido na quinta-feira (25), teve como intuito a troca de experiências entre as instituições como forma de melhorar e ampliar os sistemas de informação tanto administrativos quanto acadêmicos.

O evento realizado no anfiteatro da Reitoria reuniu técnicos-administrativos dos setores de Tecnologia da Informação dos seis campi e da administração central da Unifesp e teve como palestrantes Paulo Bermejo, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (Face/UnB), e Jussara Musse, assessora da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante a abertura do seminário, a reitoria Soraya Shoubi Smaili, falou da importância de ouvir outras experiências para aprimorar os sistemas de informação, avançar para integrar toda a universidade e colocar em prática o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic) da Unifesp. “Essa ação é fundamental para pensarmos no presente e planejarmos o futuro”, afirmou. “Crescemos muito nos últimos dez anos e um dos focos da nova gestão, que se inicia, a área de TI e Comunicação que são estratégicos para toda a universidade, inclusive para o nosso hospital universitário, que é o segundo maior da rede federal.”.

Para Pedro Arantes, pró-reitor de Planejamento, há três grandes pontos que precisam ser trabalhados na área. Além de melhorar as interfaces de softwares e tecnologias digitais para o aprendizado, é preciso conhecer e mapear tudo o que está sendo produzido e pensar a universidade como um espaço estratégico para a democracia. “Acima de tudo temos de conectar toda a instituição.”

Tânia Mara Francisco, Pró-reitora de Administração, fez uma breve apresentação do Petic da Unifesp. “Temos que saber onde queremos chegar e pensarmos como a organização das estruturas de TI e o planejamento nos levarão a alcançar os objetivos propostos”, afirmou. “Para isso, um dos norteadores desse planejamento é o alinhamento entre as áreas estratégicas, táticas e operacional para atingir as metas estabelecidas”.

Também participou da mesa, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Marcello Di Pietro.

SeminárioTI portal 1 SeminárioTI portal 2
Jussara Musse e Paulo Bermejo realizam apresentação durante seminário