Quarta, 31 Mai 2017 17:20

III Congresso Acadêmico da Unifesp discute Educação Superior Pública de Qualidade

Evento conta com conferências, mesas temáticas, palestras, rodas de conversa e workshops, além de apresentações orais e de pôsteres

Por Valquíria Carnaúba

IIICongressoAcademico 1
Plateia presente na abertura do evento

O III Congresso Acadêmico Unifesp iniciou nesta terça-feira (30/5), no Teatro Marcos Lindenberg (Campus São Paulo), com o tema Unifesp em Ação: Pela Educação Superior Pública de Qualidade. A edição deste ano contará com mais de 4 mil inscritos e com 1.100 apresentações de trabalhos dos diferentes programas (na forma de painéis e de apresentação oral), sessões temáticas e rodas de conversa com convidados que se destacam em diversas áreas do conhecimento, que abordarão o ensino, pesquisa e a extensão voltados à manutenção de uma universidade pública e à formação de profissionais de competência única ou multiprofissional.

Ao público presente no Teatro Marcos Lindenberg, cuja presença foi bastante expressiva, Ieda destacou a importância do evento. “Há exatos 25 anos, tínhamos o embrião do que inicia hoje: o Congresso do PIBIC. Atualmente comemoramos o destaque da Unifesp no ranking internacional sobre desempenho acadêmico (University Ranking by Academic Performance (URAP) 2016-2017 e a nota máxima recebida em nosso recredenciamento (5), o que significa nossa solidez na área da saúde e inovação nas demais áreas, nas quais somos muito jovens. Somos a Unifesp em ação”.

Pronunciou-se na ocasião o aluno do sexto ano de Medicina Arthur Sápia, convidando à comunidade acadêmica para esclarecer dúvidas sobre os impactos da crise financeira que atinge o pleno funcionamento do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU/Unifesp). "O corte de verbas afeta o ensino na graduação, na pós-graduação e o atendimento à população. Estamos à disposição para informar e abertos à participação de apoiadores da sobrevivência do hospital".

A pró-reitora Raiane chamou a atenção ao papel integrador do evento. "Diariamente na Unifesp acontecem coisas que fazem com que as pessoas criem relações e gerem conhecimento que originam implicações a todo o espaço da instituição. É importante, por isso, proporcionarmos espaços como esse congresso para que firmemos vínculos e, assim, aproximar estudantes, professores, técnicos e pesquisadores distribuídos pelos campi", explanou.

Já a diretora do Campus São Paulo frisou a conjuntura política e econômica brasileira e as dificuldades encontradas pela universidade pública para atravessar esse momento. "Há uma energia e uma determinação que nos fazem seguir em frente e pensar no futuro de nosso país. Nós somos maiores do que isso e esse congresso chega para mostrar nossa força".

A reitora deu as boas-vindas aos presentes e reafirmou a atualidade e a importância do tema escolhido para o congresso deste ano. "A Unifesp é uma universidade federal, pública, gratuita e de qualidade. Baseada nisso, entendo o III Congresso Acadêmico como uma oportunidade de reafirmar essa condição. Para tanto, temos que pensar diariamente no significado de cada uma dessas palavras. A Unifesp é uma instituição socialmente referenciada e atua em um setor estratégico do Estado brasileiro - a educação. Ainda que tentem rotular as gestões, a universidade é autônoma e livre em seu pensamento, autônoma em relação a partidos e governos, e deve ter como horizonte servir à sociedade que a mantém", afirmou Soraya.

A cerimônia foi finalizada com a apresentação musical do grupo Café - Voz, Violão e Cajón, com Lara & Cia, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

IIICongressoAcademico 4
Reitora da Unifesp, Soraya Smaili, discursando durante cerimônia de abertura do congresso

IIICongressoAcademico 2
Congresso teve mais de quatro mil inscritos e contará com 1.100 apresentações de trabalhos