Terça, 21 Novembro 2017 07:52

Novos docentes da Unifesp são recepcionados

Membros da Reitoria e pró-reitorias fizeram a apresentação da universidade

Por José Luiz Guerra e Juliana Narimatsu

Reitora da Unifesp, Soraya Smaili, discursando durante a recepção dos novos docentes

Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ingressantes do período entre maio de 2016 e novembro de 2017 foram recepcionados em evento realizado no último dia 17/11, no anfiteatro da Reitoria da instituição. Participaram do encontro membros da Reitoria, da chefia de Gabinete e das pró-reitorias.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, deu as boas-vindas aos presentes, falando sobre a história da universidade, desde a criação da Escola Paulista de Medicina, em 1933, passando pela federalização, pela transformação em universidade e processo de expansão. Soraya apresentou os diferentes campi e cursos de graduação e pós-graduação, a estrutura institucional, pró-reitorias e departamentos, bem como indicadores acadêmicos, como números de professores, técnicos administrativos em educação e estudantes, e ressaltou o processo de renovação e consolidação de quadros dos diferentes campi.

A reitora explicou também a situação orçamentária enfrentada, em especial, no ano de 2017, devido a contingenciamentos de recursos. “Este ano tem sido difícil não apenas para nós, como para todas as universidades federais”, comentou. Ela ressaltou também que os recursos de custeio referentes ao próximo ano serão semelhantes aos de 2017, mas com grandes cortes em relação aos de capital, voltados para obras, reformas e aquisição de equipamentos. “Estamos nos mobilizando e buscando apoio constante de parlamentares e outros agentes públicos nas três esferas – municipal, estadual e federal – em busca de apoio orçamentário”, complementou.

Após a fala de Soraya, os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Anderson Rosa, de Extensão e Cultura, Raiane Assumpção, de Gestão com Pessoas, Murched Omar Taha, de Graduação, Isabel Quadros, de Planejamento, Pedro Arantes, e os pró-reitores adjuntos de graduação, Fernando Kinker, e de Pós-graduação e Pesquisa, Ruy Campos, discorreram sobre suas áreas correspondentes. Além deles, Isis Machado Hueza, presidente da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), apresentou aos novos docentes a estrutura da comissão, no que diz respeito a questões ligadas à carreira.

“A ideia vem exatamente da palavra acolhimento, propondo um lugar em que os docentes possam se conhecer e trazendo temáticas relacionadas ao seu ofício. A proposta também é de aproximá-los da universidade por meio da recepção e do diálogo com a reitora e os pró-reitores. Para esse evento, foram convidados 180 docentes”, pontuou Izabel Meister, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão com Pessoas (DDGP/Propessoas/Unifesp). “A organização aconteceu em consonância com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas, em especial, o DDGP. Outros parceiros importantes para a realização desse evento foram o Departamento de Recursos Humanos, juntamente com o Departamento de Tecnologia da Informação, que fez todo o levantamento dos participantes”.

Parte do grupo de docentes concursados em 2017 presentes no evento

Equipe de pró-reitores se apresentando aos novos docentes

Lido 9209 vezes Última modificação em Quarta, 29 Novembro 2017 14:56