Segunda, 07 Mai 2018 15:05

Resultados do I Censo Unifesp são apresentados em seminário

Por José Luiz Guerra

A reitora, Soraya Smaili, e o pró-reitor de Gestão com Pessoas, Murched Omar Taha, na mesa de abertura do evento

Durante seminário-debate realizado na manhã do último dia 3 de maio, no anfiteatro da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram apresentados os resultados do I Censo de servidores da instituição.

Realizada entre 2015 e 2016, a coleta de dados buscou identificar o perfil dos servidores da universidade, visando entender a realidade de cada campus e de cada categoria – docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs). “A velocidade da expansão da Unifesp, iniciada em 2005, não nos permitiu atualizar essas informações”, ponderou Murched Omar Taha, pró-reitor de Gestão com Pessoas. Com a finalização do levantamento, segundo ele, será possível discutir e elaborar políticas efetivas voltadas aos servidores, englobando saúde, capacitação, entre outras.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, afirmou que a implantação da Secretaria de Gestão com Pessoas, que se tornou uma pró-reitoria em maio de 2014, foi fundamental para o aprimoramento das atividades voltadas aos servidores. Ela também enalteceu o resultado dos trabalhos da comissão formada para elaboração do I Censo. “Temos um conjunto de dados muito preciosos, mas que não acabam aqui, já que eles nos darão base para outros direcionamentos”.

Após as falas de Murched e de Soraya, o coordenador técnico da comissão do Censo, Pedro Chadarevian, apresentou os resultados, obtidos por meio de questionários, que foram respondidos por 73% dos servidores, ressaltando que a ação foi inédita entre as instituições federais de ensino superior. O relatório final, com a análise completa dos dados, está disponível neste link.

Ao longo do dia, foram realizadas mesas de debates, que discutiram as formas efetivas de participação dos servidores nos processos decisórios da universidade, o lugar das mulheres e das minorias (negros, lgbts, imigrantes, pessoas com deficiência) no quadro funcional da universidade, a saúde do trabalhador, os alcances e limites do Censo e os seus próximos passos.

Lido 7685 vezes Última modificação em Segunda, 04 Junho 2018 16:53