Segunda, 20 Agosto 2018 15:31

Criação da Superintendência de Tecnologia da Informação fortalecerá integração e racionalização de recursos

Aprovado pelo Consu, órgão estratégico atende ao movimento de transformação e melhorias dos processos da Universidade

Em sessão realizada no último dia 8 de agosto de 2018, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Consu/Unifesp) homologou a criação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), órgão que será vinculado à Reitoria. A ação estratégica visa fortalecer a governança da tecnologia da informação e comunicação na Unifesp, de acordo com o planejamento do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI).

A STI contará com três diretorias: Sistemas, Soluções de Software e Infraestrutura e Suporte. A nova estrutura também contará com uma assessoria de planejamento. O atual Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), vinculado à Pró-Reitoria de Administração, será extinto. "A STI atuará em prol da valorização de seus servidores, diagnosticando de acordo com o cargo, as funções desempenhadas pelos seus colaboradores, para que haja equilíbrio na distribuição de tarefas, oferta de formação e capacitação para as necessidades da instituição e possibilidades de ascensão na carreira", comenta a superintendente da STI, Lidiane Cristina da Silva. Segundo levantamento do CETI, a instituição possui 116 servidores da área de TI, distribuídos entre a estrutura central e os campi.

Além de Lidiane, a STI terá como diretores Felipe Dias da Silveira (Soluções de Software), José Carlos Aparecido Ohta (Infraestrutura) e Maurício da Silva Amato (Sistemas). A assessoria de planejamento ficará sob responsabilidade de Vicente Medeiros. A STI funcionará no 4º andar do edifício da Reitoria.

"Todo o trabalho de reformulação da estrutura da TI contou com a assessoria da Analista de TI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jussara Issa Musse da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) que participou de um seminário sobre o tema na Unifesp em 2017 e desde então tem colaborado conosco em reuniões com gestores e equipes de TI da universidade", finaliza Lidiane.

Desde 2016, o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), presidido pela reitora da Unifesp, Soraya Smaili, iniciou os trabalhos com a atualização do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC-2017-2020). Um dos principais objetivos preconizados neste plano foi a necessidade de uma mudança organizacional. O trabalho estará mais concentrado, integrado em uma estrutura central que interliga sistemas e processos, racionalizando os recursos.

Equipe da STI/ Unifesp

Lido 8061 vezes Última modificação em Terça, 11 Setembro 2018 13:26