Sexta, 18 Mai 2018 15:07

Estudantes, docentes, técnicos e membros da gestão da Unifesp participam de audiência pública na Alesp

A audiência teve como pauta o desmonte das universidades federais

AudiênciaAlesp 1

Audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a pedido dos estudantes da Unifesp, UFABC e UFSCar e promovida pelo deputado estadual Carlos Giannazi contou com a participação da comunidade acadêmica dessas universidades e também do Instituto Federal de São Paulo.

Pela Unifesp, estiveram presentes estudantes de vários campi, representados à mesa pela estudante Victoria Pinheiro, Andrea Rabinovici, chefe de gabinete da reitoria, Anderson Rosa e Ligia Azzalis, pró-reitores de Assuntos Estudantis, além da docente Luciana Ferreira e do servidor TAE Paulo Guimarães, que representaram a Adunifesp e o Sintunifesp, respectivamente.

AudiênciaAlesp 3 AudiênciaAlesp 4

Com quase quatro horas de duração, a audiência ocorreu no dia 16/5, com posicionamentos dos convidados à mesa e dos demais presentes, além da equipe do deputado. Diversos encaminhamentos foram propostos entre eles: elaboração de moção de parlamentares contra o desmonte do ensino superior federal, reforço ao pleito já existente de que o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) seja transformado em lei, representações no MPF e no MPE contra os cortes orçamentários nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), formalização de pedido de nomeação do reitor eleito da UFABC, pedido de não criminalização de estudantes da UFSCar, diversas demandas para a permanência de estudantes com deficiência e a incorporação da pauta da assistência e permanência estudantil de pós graduandos.

Além disso, foi decidido que será gravado pela TV ALesp um programa específico sobre a situação das IFES. A audiência pública foi gravada e será transmitida pela TVWeb e TV Assembleia, e terá seu conteúdo resumido no Diário Oficial do Poder Legislativo, conforme anunciou o deputado Gianazzi.

AudiênciaAlesp 2

Esta iniciativa se soma a outras que estão sendo promovidas e que são fundamentais para ampliação do diálogo entre as IFES, entre as diversas categorias da comunidade acadêmica e junto a parlamentares e sociedade civil, buscando visibilidade e soluções aos diversos problemas comuns enfrentados pelas instituições. A Unifesp tem buscado promover e participar de todas as agendas que tenham como foco a melhoria das condições de manutenção das universidades públicas.

Créditos das fotos: Assessoria do deputado Carlos Gianazzi

Lido 11176 vezes Última modificação em Quinta, 07 Junho 2018 13:02