Segunda, 21 Janeiro 2019 15:16

Unifesp é convidada a integrar a rede da AUGM

Álvaro Maglia, secretário-executivo do grupo, visitou a instituição e compartilhou experiências positivas da rede de universidades públicas da América Latina

Na terça-feira (14/1), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu a visita de secretário-executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), formada por universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Na reunião, estiveram presentes o vice-reitor Nelson Sass, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Raiane Assumpção, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Lígia Azzalis, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Murched Taha, o pró-reitor adjunto de Graduação, Fernando Kinker, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt, a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Karen Spadari, a superintendente de Administração da Reitoria, Ieda Maugeri, e a assessora de Relações Internacionais, Vera Salvadori, além das assessoras de gabinete Gabriela de Brelàz e Larissa Beltramim.

Maglia apresentou a missão da rede que tem como objetivo principal impulsionar o processo de integração através da criação de um espaço acadêmico comum ampliado com base na cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural entre seus membros. Ele abordou as experiências de cooperação entre as instituições participantes, englobando, por exemplo, pesquisas em áreas de interesse comum a esses países, programas de mobilidade (intercâmbio) em graduação, pós-graduação e de gestores, programas de encontros de jovens pesquisadores e integração acadêmica. As atividades acadêmicas estão organizadas em Núcleos Disciplinares (ND), Comitês Acadêmicos (CA) e Cátedras UNESCO (CU). Saiba mais.

A AUGM conta com cinco comissões de trabalho - Ciência, Tecnologia e Inovação; Extensão Universitária; Meios e Comunicação Universitária; Pós-Graduação e; Produção Artística e Cultural, das quais a Unifesp participará como membro da rede.

IMG 3526 IMG 3521
No encontro, Maglia entrega ao vice-reitor da Unifesp carta que oficializa a instituição como candidata a entrar na rede AUGM

Sobre a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM)

Criada em 9 de agosto de 1991, a AUGM é uma rede de universidades públicas da América Latina, cujo objetivo é a integração e a cooperação acadêmica entre as instituições pertencentes. A organização atua pelo fortalecimento e consolidação de recursos humanos, pesquisa científica e tecnológica, a formação contínua e a interação de seus membros com a sociedade. Dentre as atividades acadêmicas tradicionais, podem ser citados os Núcleos Disciplinares (ND), os Comitês Acadêmicos (CA) e as Cátedras UNESCO (CU). A rede promove ainda os Programas Escala Estudantil e Escala Docente e as Jornadas de Jovens Pesquisadores.

Lido 5640 vezes Última modificação em Quinta, 11 Julho 2024 13:00