Quarta, 24 Abril 2019 17:41

Lançada Frente Parlamentar em defesa das IFES

Dois encontros em defesa da universidade pública, com participação da Unifesp, foram realizados na Câmara dos Deputados e reuniram parlamentares, representantes de universidades federais e de entidades de classe

Por José Luiz Guerra

FrenteParlamentar 1 portal
A reitora da Unifesp, Soraya Smaili (no telão), falando sobre a importância da mobilização das parlamentares

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representada pela reitora Soraya Smaili, participou nos dias 23 e 24 de abril de dois eventos na Câmara dos Deputados, em Brasília, os quais reuniram parlamentares, dirigentes de instituições federais de ensino superior (IFES), entidades representantes dos reitores, dos estudantes e dos pós-graduandos, além de entidades sindicais.

Na terça-feira (23/4), foi realizado o Encontro da Bancada Feminina da Câmara Federal, envolvendo a participação das reitoras e vice-reitoras das IFES. O evento teve o intuito de discutir a valorização da universidade pública, a ciência, a tecnologia e a inovação, os problemas de estrangulamento orçamentário das instituições e o combate a violência contra a mulher.

Coordenada pela deputada federal Aline Gurgel (PRB/AP), a mesa expositora contou também com a participação das deputadas Bruna Furlan (PSDB/SP), Margarete Coelho (PP/PI) e Sâmia Bonfim (PSOL/SP), além da reitora da Universidade de Brasília (UNB), Marcia Abrahão. As parlamentares da bancada paulista Bruna Furlan, Sâmia Bonfim, Renata Abreu (PODE), Luiza Erundina (PSOL) e Tabata Amaral (PDT) argumentaram em defesa das Ifes de São Paulo e do Brasil. Soraya Smaili se pronunciou destacando a importância do convite e da mobilização da bancada feminina.

Lançamento da Frente Parlamentar

Na quarta-feira (24/4), ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, evento que reuniu 75 deputados federais, cinco senadores, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Reinaldo Centoducatte, reitores e vice-reitores de IFES de todo o país, além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e de entidades sindicais. O grupo tem como objetivos defender o orçamento das instituições, a autonomia universitária, a ciência, a tecnologia e a inovação, além de definir agendas conjuntas e outras ações.

As universidades federais aparecem entre as melhores colocadas nos rankings nacionais e internacionais e são as principais responsáveis pela maior parte da produção científica do Brasil, perfazendo 95% da produção total da ciência no país. As instituições geram uma gama de equipamentos públicos e serviços que atendem à população nas mais diversas áreas, como saúde, educação e cultura. Conheça mais sobre o trabalho das IFES clicando aqui.

FrenteParlamentar 2
articipantes da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais