Sexta, 09 Agosto 2019 16:56

Moção do Consu realça defesa da autonomia

MOÇÃO

do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo em defesa da autonomia, da gestão democrática, da divulgação do conhecimento e da institucionalidade das instituições de ensino e pesquisa públicas

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reunido em 07 de agosto de 2019, por unanimidade, decidiu realçar a importância do respeito às decisões tomadas de forma transparente e autônoma por instituições, no que se refere à escolha de seus(uas) dirigentes, especificamente reitores(as) eleitos(as) entre seus pares por meio de consultas eleitorais democráticas realizadas em suas comunidades e instâncias.

Além disso, o Consu se solidariza com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), diante da demissão do seu Diretor, Ricardo Galvão, por realizar seu trabalho. Dessa forma, nos solidarizamos, também, com todos, profissionais e instituições, que produzem e divulgam conhecimento, este necessário para fundamentar e embasar políticas públicas e decisões de âmbito nacional. A solidariedade é dedicada a ele e a todos(as) os(as) demais servidores(as) e gestores(as) que contribuem com suas expertises, formações, aptidões e que, sem embasamento técnico estejam sendo demitidos(as), exonerados(as) ou mudados(as) de lotação.

Nesse sentido, buscamos respeito às decisões realizadas democraticamente e com responsabilidade no âmbito das Universidades. Respeito também às carreiras, à produção científica e de conhecimento e livre circulação de resultados, cruciais para a autonomia das instituições e para a qualificada tomada de decisões locais, nacionais e internacionais, com base no acúmulo de conhecimento produzido por pessoas e instituições sérias e comprometidas com a sua promoção e divulgação, e com a sustentabilidade.

São Paulo, 07 de agosto de 2019.

Soraya S. Smaili
Presidente do Consu

Leia documento original aqui.

Lido 5856 vezes Última modificação em Quinta, 12 Setembro 2019 10:58