Quinta, 12 Setembro 2019 08:30

Consu/Unifesp aprova por unanimidade criação do IEAC

Instituto incentivará a produção e a convergência de pesquisas interdisciplinares

Por José Luiz Guerra

ieac
Nelson Sass, Soraya Smaili e Renato Janine Ribeiro (Foto: Alex Reipert)

Por unanimidade, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Consu/Unifesp) aprovou, em sessão realizada no dia 11 de setembro, a criação do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC). O órgão, que será dirigido por Renato Janine Ribeiro, professor visitante da instituição, terá como objetivo incentivar a produção e a convergência de pesquisas interdisciplinares.

Janine celebrou a aprovação do IEAC e explicou que o modelo é baseado nos institutos de Princeton e Palo Alto, pioneiros na área, e que a convergência das pesquisas interdisciplinares contribuirá para a criação de políticas públicas, área na qual, segundo ele, a Unifesp já tem uma grande expertise. “Pretendemos aproveitar essa tradição que já existe no ambiente acadêmico para nos ajudar a apontar soluções para os problemas”, completou.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, lembrou que a convergência de pesquisas na instituição já existe desde a Escola Paulista de Medicina, característica que se manteve com a expansão da universidade e reforçou a importância do IEAC. “A ideia de um instituto com essas características consta no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e a essa aprovação é a conclusão de um ciclo”. Soraya ressaltou ainda a importância de Janine na organização das atividades do Programa de Internacionalização Capes PrInt, que promove discussões de temas convergentes, como envelhecimento e câncer.

Lido 6860 vezes Última modificação em Quarta, 11 Dezembro 2019 13:39