Quinta, 16 Setembro 2021 13:37

Vice-reitora em exercício realiza agenda em Brasília em busca de recomposição do orçamento da Unifesp

Raiane Assumpção foi acompanhada pela pró-reitora de Administração, Tânia Mara, e pelo assessor de Relações Institucionais, Dan Levy

portal brasilia 13.09 Credito ICTP
Foto: ICTP.br

Na segunda-feira (13), a vice-reitora em exercício, Raiane Assumpção, junto com a pró-reitora de Administração, Tânia Mara, e com assessor de Relações Institucionais, Dan Rodrigues Levy, estiveram em Brasília para tratar de agendas importantes para a saúde financeira da Unifesp.

Para sensibilizar sobre a recomposição orçamentária da universidade, a vice-reitora em exercício, em conjunto com integrantes do Comitê Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), manteve reunião com a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), que é a presidente da comissão mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização do congresso nacional.

As entidades que compõem o ICTP.br entregaram à senadora a pauta com as principais reivindicações ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para o ano de 2022. O propósito fundamental das reivindicações é a recomposição dos valores ao exercício de 2019. Os cortes nos valores praticados nos anos de 2020 e 2021, nas universidades e institutos federais, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram significativos e comprometeram o funcionamento destas instituições. Em contrapartida, no que diz respeito ao exercício de 2019, apesar dos valores terem sido insuficientes, não comprometeram o funcionamento das organizações/instituições.

portal brasilia 13.09 credito Dan Levy
Foto: Dan Levy

Para assegurar tal ação, o orçamento das universidades federais, por exemplo, tem que ser acrescido de R$ 1,788 bilhões. A previsão da PLOA 2022 enviada pelo governo federal é de R$ R$ 5,134 bilhões, e a presente reivindicação é de R$ 6,922 bilhões. Para a Capes, a reivindicação é elevar de R$ 5,229 previstos na PLOA original para R$ 6,356 bilhões. Em relação à reinvindicação para o CNPq, o valor é de R$ 1,492 bilhões, enquanto o proposto na PLOA é de R$ 1,227 bilhões.

Aproveitando a oportunidade, os representantes das instituições públicas de ensino superior, também, apresentaram demandas pela recomposição e o aumento dos recursos destinados ao CNPq e a Capes.

Além dos representantes da Unifesp, estiveram presentes na reunião, o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e representante da Andifes no Comitê Executivo da ICTP.br, Dácio Roberto Matheus, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e presidente da Andifes, Marcus Vinicius David, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir José Pela, a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Ana Beatriz Oliveira, e o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos. Também esteve presente ao encontro o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP).

Emendas parlamentares

portal brasilia 14.09 credito Dan Levy 1
Foto: Dan Levy

A vice-reitora em exercício, Raiane Assumpção, também manteve encontro com os deputados federais Alexandre Leite (DEM/SP), coordenador da Bancada Paulista no Congresso Nacional, e Paulo Teixeira (PT/SP), na terça-feira (14), para apresentação das demandas da Unifesp, visando à obtenção de verbas via emendas parlamentares. Participaram também da reunião os reitores da UFABC, UFSCAR e IFSP. “Essa reunião foi essencial para apresentarmos importantes demandas da Unifesp, no sentido de sensibilizar a bancada paulista a ajudar em algumas frentes, pois a Unifesp tem sofrido cortes orçamentários nesses últimos anos e as emendas parlamentares nos auxiliam muito na continuidade de ações fundamentais para a sociedade”, afirma Raiane Assumpção.

portal brasilia 14.09 credito Dan Levy 2
Foto: Dan Levy

*Com informações do Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento e da assessoria do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP).

Lido 2696 vezes Última modificação em Segunda, 18 Outubro 2021 09:19