Quarta, 22 Junho 2022 13:05

Reitor da Unifesp cumpre agenda em Brasília sobre cortes no orçamento

Nelson Sass participou de ato por desbloqueio de orçamento e se reuniu com parlamentares e reitores das Ifes paulistas

Por José Luiz Guerra

Ato Andifes Brasilia
Ato pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais (Reprodução/ Canal da Andifes no Youtube)

O reitor da Unifesp, Nelson Sass, participou na manhã de hoje (22/6) do Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais, organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pela Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Federais, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O reitor esteve acompanhado, no ato, pelo assessor de Relações Institucionais da Unifesp, Dan Rodrigues Levy.

Estavam presentes, também, diversos reitores de Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil, bem como, parlamentares de vários partidos políticos de diferentes regiões do país e muitas entidades científicas e acadêmicas em defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

De acordo com a Andifes, as instituições sofrerão uma perda de R$ 220 milhões em recursos que serão remanejados para outros órgãos para pagamento de despesas obrigatórias. Este cenário pode trazer graves consequências às universidades e institutos federais, afetando diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O ato foi transmitido pelo Canal da Andifes no Youtube e está disponível neste link.

Encontro com parlamentares e reitores das Ifes paulistas

Encontro dos reitores das Ifes Paulistas com parlamentares. (Da esquerda para a direira: Newton Lima, Nelson Sass, Ana Beatriz de Oliveira, Marcelo Castro, Dácio Matheus, Paulo Teixeira e Silmário Batista dos Santos
Encontro dos reitores das Ifes Paulistas com parlamentares (Da esquerda para a direira: Newton Lima, Nelson Sass, Ana Beatriz de Oliveira, Marcelo Castro, Dácio Matheus, Paulo Teixeira e Silmário Batista dos Santos)

No mesmo dia, o reitor se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da Lei Orçamentária Anual de 2023, acompanhado do reitor da UFABC, Dácio Matheus, da reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos e do ex-deputado Newton Lima. A pauta foi apresentar as dificuldades enfrentadas pelas Ifes paulistas relacionadas aos bloqueios no orçamento para o funcionamento das instituições.

Em seguida, o reitor, Nelson Sass, reuniu-se com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e alguns parlamentares da Bancada Paulista para discutir a possibilidade de ajuda financeira permanente ao Hospital São Paulo, hospital escola da Unifesp.

Lido 1899 vezes Última modificação em Segunda, 18 Julho 2022 13:40