Segunda, 23 Janeiro 2023 16:31

HU2 se consolida na assistência à saúde e produção de conhecimento

Reitoria acompanhou as atividades do hospital-dia da Unifesp na sexta-feira (20/1)

Visita HU2 portal 1 Visita HU2 pneumo 1
A equipe da Reitoria da Unifesp com a diretoria do HU2 durante visita realizada no dia 20/1; ambulatório da Pneumologia foi o primeiro a ser visitado

Com o objetivo de acompanhar o funcionamento do Hospital Universitário 2 (HU2) e ouvir as demandas de sua diretoria, a reitora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção, reuniu-se, no dia 20 de janeiro, com a diretora geral e clínica do HU2, Sue Yazaki Sun, e com o diretor administrativo do HU2, Galberto Assis. Juntamente com ela, estavam o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, e a assessora de Relações Acadêmicas e Institucionais, Isabel Quadros.

O local desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão para a graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e a residência da universidade e ações de assistência em saúde para a população, em colaboração e parceria permanentes com o Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp).

Visita HU2 portal Anestesiologia Visita HU2 portal Onco
A visita ao HU2 também contemplou os ambulatórios da Dor e de Oncologia Clínica

Como hospital-dia da Unifesp, o HU2 realiza, em média, 900 atendimentos diários, via Sistema Único de Saúde (SUS), e é composto atualmente por ambulatórios das seguintes especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Ginecologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Cabeça e Pescoço, Pneumologia, Práticas Integrativas, Urologia.

"O que a gente tem visto é a potência cada vez maior desse espaço como um local voltado ao ensino, pesquisa, extensão e assistência, fazendo isso com o conhecimento da especialidade, mas também colocando as várias áreas e cursos, em seus diversos níveis – graduação, pós-graduação e residência –, em interação para produzir o melhor conhecimento a serviço da população. Os números também expressam a sua importância como um equipamento de saúde da cidade de São Paulo", salientou a reitora pro tempore.

Grafico de atendimentos do HU2 por especialidades
Fonte do gráfico: Diretoria do HU2

Com 16 mil m2 de área construída, o prédio possui 11 andares e quatro subsolos (garagens), 111 consultórios, 16 leitos de internação e sete leitos para recuperação pós-anestésica. Ainda estão em fase de implantação o centro cirúrgico, para procedimentos de baixa e média complexidade, e o centro de diagnóstico.

"Além do serviço assistencial de saúde, temos o trabalho em conjunto com os(as) estudantes de graduação, os(as) residentes e também pós-graduandos(as) da Escola Paulista de Medicina. Ou seja, a sua essência é um local para tratamento da população e também um hospital de ensino", reforçou Sue Yazaki Sun, diretora geral e clínica do HU2.

A proposta da Reitoria é que aconteçam visitas periódicas ao hospital. Após o encontro com a diretoria do HU2, a reitora pro tempore e sua equipe visitaram alguns dos ambulatórios em funcionamento, acompanhados(as) pelos(as) chefes de cada especialidade.

Visita HU2 portal Oftalmo Visita HU2 portal Otorrino
A Oftalmologia e a Otorrinolaringologia estão entre as especialidades com ambulatórios instalados no hospital-dia da Unifesp

Fotos: Alex Reipert

Lido 2620 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 13:08