Terça, 28 Fevereiro 2023 13:48

Nota de falecimento - Prof. Dr. José Carlos Prates

Prof Prates
(Foto: Alex Reipert)

A Reitoria lamenta com profundo pesar o falecimento do Prof. Dr. José Carlos Prates, professor titular e livre-docente aposentado do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).

Docente da disciplina de Anatomia desde 1961, foi diretor da EPM na gestão 1974-1978, antes de sua transformação em universidade, e deixa um legado de intenso comprometimento com o saber científico e com a Escola, reconhecido em alguns espaços institucionais, entre eles, o auditório do 4.º andar do prédio da Reitoria, que foi batizado com seu nome na gestão do então reitor, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni (2009-2013).

Em 2018, na ocasião de celebração dos 80 anos da Escola Paulista de Medicina, o Departamento de Comunicação Institucional da Reitoria da Unifesp publicou artigo sobre a vida e trajetória do docente, nascido no mesmo ano da Escola, em reconhecimento à sua importância na história EPM.

O Prof. Prates é admirado por servidores(as) e alunos(as) por sua competência, dedicação, carisma e humildade e temos orgulho de tê-lo tido como docente ao longo dessas décadas e por sua colaboração ainda após a aposentadoria.

Nossos sentimentos e condolências aos familiares e amigos(as).

Reitoria da Unifesp

“A missão do professor é ensinar, orientar, instruir e educar cientificamente. O Mestre deve conservar-se jovem a despeito da idade. O professor deve estruturar seu espírito com uma parcela de filosofia e, no sentido clássico, de lógica de raciocínio, autocrítica, acuidade psicológica e amor ao saber, que é o equilíbrio harmônico do pensar. A função do professor requer renúncia, serenidade, bondade, tolerância, respeito aos colegas e alunos, competência e honestidade, mas requer, ainda, sensibilidade moral e social.”

Prof. Dr. José Carlos Prates

Lido 2156 vezes Última modificação em Sexta, 28 Junho 2024 13:45