Sexta, 24 Março 2023 16:34

Em visita ao Campus Osasco da Unifesp, ministro da Educação anuncia recursos para conclusão de obra da Eppen

Recebido pela Reitoria e Direção do Campus, Camilo Santana confirmou repasse dos R$ 18 milhões necessários para finalização da obra

Por Denis Dana

A reitora pro-tempore da Unifesp apresentando a maquete do campus para o ministro
O deputado federal Carlos Zarattini, a reitora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção, o deputado federal Emídio de Souza (de terno cinza), o ministro da Educação, Camilo Santana (de terno preto), a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, e a pró-reitora de Administração, Tania Mara Francisco, observam a maquete do campus

Nesta sexta, 24/3, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, vistoriou as obras do campus definitivo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp). Acompanhado de Raiane Assumpção, reitora pro tempore da Unifesp, e Luciana Massaro Onusic, e Julio Zorzenon, diretora e vice-diretor do Campus Osasco, Santana anunciou o repasse de recursos para a conclusão da construção. O valor necessário para a finalização é de R$ 18 milhões.

Visita Camilo Santana 20
Ministro Camilo Santana (de terno preto) no momento do anúncio do repasse de R$ 18 milhões para a conclusão da obra

Fundada em março de 2011, a Eppen/Unifesp abriga, atualmente, seis cursos de graduação – Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e Relações Internacionais –, além do programa de Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento. O novo campus deve contemplar 34 salas de aula, 18 laboratórios de pesquisa, 6 anfiteatros, biblioteca, auditório para 290 lugares, 3 laboratórios de informática didáticos, restaurante universitário com cerca de 200 assentos e praça digital, além de área de convivência e estacionamento. Somente para a graduação, terá capacidade para 3.500 estudantes.

Tania Mara Francisco mostrando a maquete para o ministro
Tania Mara Francisco mostrando a maquete para o ministro Camilo Santana (à esquerda)

Ao anunciar a liberação de verbas para a finalização das obras, o ministro Camilo Santana ressaltou o foco do governo no investimento da educação. “O repasse de recursos para esse campus da Unifesp vai permitir a entrega de uma boa estrutura para os estudantes, além de demonstrar toda a intenção do governo de retomar e acelerar as obras inacabadas de todos os campi das universidades e institutos federais, reforçando a prioridade e a importância que se deve dar para a educação pública desse país”.

O reitor da UFABC, Dácio Matheus

Em sua fala de agradecimento, Raiane enalteceu o novo momento de celebração, de reconexão e diálogo junto ao Ministério da Educação e lembrou o empenho coletivo para a viabilização do campus. “As obras do endereço definitivo foram iniciadas há sete anos e elas nunca pararam, muito pela ação de deputados, deputadas federais e da Bancada Paulista no Congresso que destinavam suas emendas parlamentares ao projeto, assim como pela compreensão e empenho da nossa comunidade, capacidade técnica, administrativa, financeira e de compromisso das gestões para fazer com que essa obra, mesmo com todas as dificuldades, fosse executada”.

“Vivemos uma grande expectativa não só com relação à finalização dessa importante obra, mas também com relação ao novo momento, de retorno ao diálogo junto ao MEC, através de suas secretarias e na figura do ministro, de modo que a universidade pública faça parte desse projeto de nação”, ressaltou a reitora pro tempore da Unifesp.

O Reitor da IFSP, Silmário Batista dos Santos

Luciana fez coro ao seguir as palavras de Raiane. “A vinda e anúncio do ministro com o repasse dos recursos necessários para findar a obra nos deixa com grande esperança. Afinal, precisamos desse espaço para garantir o trabalho de graduação, pesquisa e extensão com toda a qualidade que desejamos fazer e que já fazemos, assim como garantir espaço de trabalho mais adequado para os professores e técnicos administrativos. Nossa comunidade acadêmica aguardava muito por esse momento”, destacou.

Luciana Onusic, diretora da Campus Osasco

A visita do ministro da Educação também contou com as presenças de Denise Carvalho, secretária de Educação Superior do MEC, Helena Sampaio, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Dacio Roberto Matheus, reitor da UFABC, de Silmário Batista dos Santos, reitor do IFSP, além de parlamentares, estudantes, docentes e técnicos(as) com quem Santana conversou ao final do evento.

Visita Camilo Santana 16
Da esquerda para a direita: Julio Cesar Zorzenon, Denise Carvalho, Raiane Assumpção, Camilo Santana, Luciana Onisic e Emídio de Souza

A previsão para a finalização e entrega dos blocos com suas salas de aulas e laboratórios, é de setembro deste ano. A biblioteca do novo campus Osasco da Unifesp deve ser entregue até o final de 2023. Uma parte do complexo do Campus Osasco, o Bloco Norte, foi finalizada em 2021, o qual possui áreas de pesquisa, além de oito salas de aula.

Fotos: Alex Reipert

Lido 2673 vezes Última modificação em Segunda, 11 Dezembro 2023 13:30