Terça, 26 Setembro 2023 13:42

Sessões solenes do Consu/Unifesp para outorga de títulos honoríficos a Amelinha Teles e Paulo Freire

Honoris Causa Amelinha Teles FEED Honoris Causa Paulo Freire FEED

Na sexta-feira, dia 6 de outubro de 2023, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Consu/Unifesp) realizará as sessões solenes de outorga dos títulos de doutora honoris causa a Amelinha Teles, a partir das 16h, e de doutor honoris causa a Paulo Freire (post mortem), a partir das 18h.

O título honorífico é concedido a personalidades eminentes, nacionais ou internacionais, que tenham se destacado nas ciências, nas artes, cultura, educação e na defesa dos direitos humanos.

Nascida na cidade de Contagem (MG), Maria Amélia de Almeida Teles, mais conhecida como Amelinha Teles, é escritora e importante liderança da causa feminista e ativista dos direitos humanos que foi submetida à tortura durante a ditadura militar brasileira.

Paulo Freire é o patrono da educação brasileira e considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial. A proposição do título teve como inspiração a defesa incondicional do educador pela educação pública de qualidade para todos(as).

As cerimônias serão transmitidas pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube:
Lido 855 vezes Última modificação em Segunda, 09 Outubro 2023 07:18