Quarta, 29 Novembro 2023 21:09

Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM tem seu segundo encontro

Seminário discutiu o histórico e as perspectivas da gestão do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp)

Texto e fotos: Paula Garcia

1 Segundo encontro Ciclo seminários Unifesp SPDM

Foi realizado na manhã da quinta-feira (23/11), o segundo encontro do ciclo de seminários com o objetivo de analisar a relação entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Organizado pelo Gabinete da Reitoria, a partir de deliberação do Conselho Universitário, o ciclo visa amadurecer e subsidiar a discussão quanto ao desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, assistência, inovação e modelos de administração e gestão.

Com o tema “Gestão do Hospital São Paulo: relação Unifesp-SPDM – histórico e perspectivas”, o evento foi apresentado pelos(as) docentes da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo Soraya Soubhi Smaili e Gaspar de Jesus Lopes Filho, com mediação do docente João Aléssio Juliano Perfeito, da EPM/Unifesp. O assessor do Gabinete da Reitoria Daniel Campos de Carvalho também compôs a mesa do encontro.

2 Segundo encontro Ciclo seminários Unifesp SPDM
Daniel Campos de Carvalho, João Aléssio Juliano Perfeito e Maristela Bencici Feldman

A abertura do seminário, destinado a toda comunidade da Unifesp e realizado de forma híbrida no Anfiteatro da Reitoria com transmissão pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube, foi feita pela reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, que saudou os presentes e agradeceu as entidades e instâncias ligadas à universidade pelas as contribuições prévias que viabilizam os debates nos seminários do ciclo.

3 Segundo encontro Ciclo seminários Unifesp SPDM
Raiane Assumpção

As apresentações tiveram como foco os acordos de cooperação entre a Unifesp e a SPDM, começando com a apresentação da ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili, que relembrou quais eram os contextos da política nacional e da universidade, na época de suas assinaturas. Também explanou sobre os cortes sofridos pelo HSP do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), além de comentar sobre aspectos das instâncias de governança previstas pelo instrumento de cooperação atual . Para finalizar, Smaili ressaltou a importância de se pensar em um quarto acordo em cima da avaliação do documento vigente. “Nós temos que sentar, discutir, avaliar o que não funcionou, o que funcionou, incorporar os elementos novos e entrar num próximo acordo. É uma relação que vem de décadas e que pode sim ser aprimorada”, afirmou.

4 Segundo encontro Ciclo seminários Unifesp SPDM
Soraya Smaili

Lopes Filho apresentou um breve histórico da gestão do HSP e falou sobre os acordos, seus aspectos jurídicos, situação atual e perspectivas, além da atuação do Conselho Estratégico. Enfatizou que os acordos de cooperação devem respeitar dois princípios fundamentais: segurança jurídica e sustentabilidade. “Segurança jurídica infelizmente é extremamente problemática em nosso país, porque a nossa legislação é antiquada e leva a possibilidades de interpretação muitas vezes coercitivas, que acaba sendo auxiliada pelas legislações dos entes públicos e privados que em algumas vezes se opõem. Tem que se avaliar sempre qual o risco jurídico. Já a sustentabilidade deve ser pensada em um todo, não só a econômica. Deve ocorrer junto com a sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, tudo isso vai dar a governabilidade da estrutura de comando”, concluiu.

5 Segundo encontro Ciclo seminários Unifesp SPDM
Gaspar de Jesus Lopes Filho

Após as apresentações, foi aberto um espaço para perguntas da plateia e manifestação das entidades e instâncias presentes: Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de São Paulo (Sintunifesp), Campus São Paulo e suas respectivas Unidades Universitárias – Escola Paulista de Medicina (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE), o Conselho Estratégico do Hospital São Paulo (ConsEHSP) e o Comitê de Pesquisa, Ensino e Extensão do Hospital São Paulo (CoEPE/HSP).

6 Segundo encontro Ciclo seminários Unifesp SPDM

O seminário foi encerrado pela reitora, Raiane Assumpção, que esclareceu algumas dúvidas e reforçou os termos do cumprimento do acordo de cooperação em vigência.

Próximo seminário

Promovidos sempre na penúltima quinta-feira de cada mês, o próximo encontro está marcado para o dia 22 de fevereiro de 2024. Confira mais informações e o cronograma completo aqui.

Ao final de cada seminário, será elaborada uma ata, sintetizando os principais pontos debatidos a serem aprofundados nas atividades promovidas pelas entidades no período entre os seminários. Após todo o processo, será disponibilizado um relatório final, apontando os principais pontos discutidos durante os seminários.

É possível acompanhar o material produzido ao longo do ciclo de seminários, assim como a consulta aos documentos da relação SPDM-Unifesp, por meio deste link

Lido 675 vezes Última modificação em Quarta, 19 Junho 2024 10:36