Quinta, 30 Novembro 2023 09:15

Campus Diadema recebe reunião aberta com Reitoria

As demandas do campus incluíram segurança, infraestrutura e assistência estudantil

O Campus Diadema recebeu, no último dia 16/11, a comitiva formada pela Reitoria e pró-reitorias da Unifesp para a quarta reunião aberta com os campi. O intuito desses encontros, que acontecerão até dezembro, é dialogar com a comunidade acadêmica, apresentar as ações em curso da universidade, os resultados recentes da gestão e os planos institucionais para o futuro próximo. A reunião contou com a participação ativa de estudantes, professores e técnicos, que ocuparam todos os espaços do anfiteatro e compartilharam suas preocupações e propostas com relação ao campus.

A reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, durante a visita ao Campus Diadema

Participaram da reunião a reitora, Raiane Assumpção, a vice-reitora, Lia Bittencourt, a pró-reitora de Graduação, Ana Maria Santos Gouw, e sua adjunta, Maria Liduína de Oliveira e Silva, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Anderson Rosa, e sua adjunta, Luciana Alves, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Galvani, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e sua adjunta, Suzan Pantaroto de Vasconcellos, a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, a pró-reitora de Planejamento, Juliana Céspedes, e seu adjunto, Fábio Venturini, o pró-reitor adjunto de Administração, Pedro Luiz Canassa, o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, e os(as) assessores(as) de Gabinete Daniel Campos de Carvalho e Isabel Quadros. Na mesa principal, além de Raiane e Lia, participaram o diretor acadêmico do Campus Diadema, Dário Santos Junior, e o vice-diretor acadêmico, Wagner Luiz Batista.

O diretor do Campus Diadema, Dário Santos Junior durante a reunião em Diadema

A reunião teve duração de quase três horas e foi aberta com as manifestações e questões de estudantes e docentes. A estudante Yasmim Correa de Araújo leu uma carta, escrita em conjunto com demais estudantes do campus, onde mencionou os problemas enfrentados, com transporte, segurança ao redor do campus, problemas de infraestrutura, restaurante universitário, auxílios e moradias estudantis, falta de orçamento e insuficiência do quadro de servidores(as) do campus. Na sequência, outros(as) estudantes e professores(as) se manifestaram sobre esses mesmos pontos.

Vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt, durante a reunião em Diadema

Na sequência, o diretor acadêmico do campus enfatizou a importância da participação ativa da comunidade, inclusive em posições de liderança e de gestão, como um caminho para o distensionamento das relações e apropriação dos desafios institucionais. Em sua fala, Dário abordou os temas da mobilidade entre as unidades do campus, o restaurante universitário e a manutenção da frota de veículos do campus.

Visita Campus Diadema 4
O vice-diretor acadêmico, Wagner Luiz Batista, durante a reunião em Diadema

De acordo com Raiane Assumpção, aquele era um momento de debates, de esclarecimentos e também de construção da ação conjunta. A reitora apresentou em que termos se dá a composição do orçamento da universidade e como os recursos que chegam à instituição são repartidos entre os campi, além de esclarecer de que forma a universidade foi impactada ao longo dos últimos anos pelos cortes orçamentários e as perspectivas para 2024. Além disso, a reitora comentou sobre as medidas institucionais adotadas no tocante à infraestrutura do campus, à permanência estudantil na universidade e às vagas de servidores(as). Na sequência, também responderam às questões trazidas pela comunidade o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Anderson Rosa, a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, e a pró-reitora de Planejamento, Juliana Garcia Céspedes. A reunião terminou com o entendimento sobre a importância da sequência do diálogo e do esforço coletivo na superação dos desafios institucionais.

Lido 483 vezes Última modificação em Quarta, 11 Setembro 2024 11:14