Sexta, 01 Dezembro 2023 10:54

Unifesp recebe visita de delegação do Ministério da Saúde de Angola

Ministra da Saúde e representantes de agências de pesquisa e ensino em saúde do país africano compuseram o grupo

VisitaAngola portal1

No último dia 18 de novembro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu a delegação do Ministério da Saúde de Angola. Compuseram o grupo a ministra, Silvia Paula Valentim Lutucuta, além de representantes de agências de pesquisa e ensino em saúde e demais integrantes do ministério. O objetivo principal da visita foi iniciar discussões sobre cooperação acadêmica, com foco especial em programas de extensão e pós-graduação.

A recepção à delegação foi conduzida pela diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Karen Spadari, juntamente com a vice-diretora, Tamiris Burin. O superintendente do Hospital São Paulo, Nacime Salomão Mansur, recebeu a delegação na diretoria da instituição e apresentou as instalações do hospital universitário, ressaltando o apoio que a unidade oferece a cursos em diversas áreas da saúde.

VisitaAngola portal5

A reitora, Raiane Assumpção, fez a apresentação da universidade, abordando as os campi, os cursos de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional e as modalidades de formação na área médica, de enfermagem, biomedicina e outras. A reitora destacou que a Unifesp já realizou parcerias exitosas com instituições de Angola e que pretende reforçar esses laços no futuro. Por sua vez, o diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, Magnus Regios Dias da Silva, abordou as formas de ingresso e colaboração acadêmica que podem ser desenvolvidas no rol da cooperação.

A ministra da Saúde angolana reforçou que o propósito central da visita foi compreender o funcionamento dos centros de estudos da Unifesp, visando à criação de parcerias entre a universidade e instituições em Angola. Essas instituições almejam desenvolver programas que abrangem mobilidade discente, missões docentes, residências e colaborações científicas.

VisitaAngola portal4

O encontro culminou na celebração de uma Carta de Intenções, formalizando o compromisso mútuo de fortalecer os laços acadêmicos entre a Unifesp e as instituições de saúde em Angola. Em seguida, a delegação foi conduzida para uma visita às instalações do Hospital São Paulo, incluindo o laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica da EPM/Unifesp, o prédio do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graacc), a Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) e o laboratório de Biomedicina da EPM/Unifesp.

A reitora, Raiane Assumpção, celebrou a visita, dizendo que “a Unifesp se orgulha de ser parte desse diálogo construtivo e aguarda com entusiasmo o desenvolvimento dessas parcerias, que certamente contribuirão significativamente para o avanço da educação e pesquisa em saúde, promovendo uma colaboração frutífera entre as duas nações”.

VisitaAngola portal2

*Com fotos e informações da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

Lido 433 vezes Última modificação em Sexta, 15 Dezembro 2023 13:55