Sábado, 09 Dezembro 2023 13:29

Reunião aberta da Gestão discute demandas do Campus Reitoria

Entre os temas abordados estavam questões de infraestrutura e quadro de servidores(as)

Por Valquíria Carnaúba

Raiane Assumpção durante a reunião aberta na Reitoria

O Campus Reitoria promoveu, no último dia 1.º de dezembro, mais uma das reuniões abertas, promovidas pela atual gestão, para discussão de demandas locais. O intuito desses encontros é dialogar com a comunidade acadêmica, servidores(as) e demais públicos ligados às ações da universidade, apresentar as ações em curso e pautar os planos institucionais para o futuro próximo. A reunião contou com a participação ativa de técnicos(as) administrativos(as) em educação (TAEs), professoras e famílias de estudantes vinculados(as) ao Núcleo Paulistinha de Educação, que abordaram temas como melhorias em infraestrutura, plano de carreira e reposição de servidores.

Participaram da reunião a reitora, Raiane Assumpção, a vice-reitora, Lia Bittencourt, a pró-reitora de Graduação, Ana Maria Santos Gouw, e sua adjunta, Maria Liduína de Oliveira e Silva, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Anderson Rosa, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Galvani, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e sua adjunta, Suzan Pantaroto de Vasconcellos, a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, o pró-reitor de Planejamento, Fábio Venturini, o pró-reitor adjunto de Administração, Pedro Luiz Canassa, o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, e os(as) assessores(as) de Gabinete Daniel Campos de Carvalho e Isabel Quadros.

Lia Bittencourt durante a reunião aberta da Reitoria

A reitora iniciou a reunião apresentando a composição e distribuição do orçamento para todos os campi, Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) e HU2, bem como das emendas parlamentares destinadas às ações planejadas para esses espaços. Falou também a respeito das tratativas sobre o hospital universitário de Santo Amaro, previsto no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, abordou as ações que já foram realizadas, as que estão sendo planejadas ou que estão em implementação nas áreas como ensino, pesquisa, inovação e infraestrutura.

Especificamente quanto às demandas locais, foram citadas a realocação de servidores(as) no prédio da Reitoria, contratação de docentes nos campi, reposição de professores de ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) na Paulistinha, criação de vagas no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), melhoria da infraestrutura da universidade e abordadas questões relacionadas ao ambiente laboral e bem-estar do(a) trabalhador(a), à educação inclusiva e políticas afirmativas e ao referenciamento social e ação democrática da instituição.

Comunidade da Reitoria participou ativamente da reunião aberta

“Trata-se de um diálogo importante para a comunidade compreender melhor como funciona nossa universidade, qual o momento da política nacional em que estamos inseridos em relação ao ensino superior, o que a Reitoria pode e tem feito pela instituição, bem como cada pró-reitoria dialoga com professores, estudantes e servidores”, afirma a reitora.

Raiane também comemorou, na ocasião, o recente anúncio do Ministério da Educação (MEC) quanto à liberação de um aporte orçamentário de R$ 157 milhões a todas as universidades federais, com vistas a garantir o funcionamento das instituições de ensino superior até o final do ano.

A vice-reitora, Lia Azevedo Bitencourt, reforçou que a atual gestão aguarda o anúncio sobre a fatia desse valor que será alocada na Unifesp. "Estamos batalhando, junto à Andifes, por um orçamento justo para o ano de 2024”, completou.

Fotos: Alex Reipert

Lido 480 vezes Última modificação em Terça, 02 Janeiro 2024 10:51