Sexta, 01 Março 2024 12:11

Unifesp promove 1.ª Conferência Temática de CT&I

ConferenciaCTI
Mesa de abertura da conferência com a pró-reitora adjunta e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, juntamente com a reitora da Unifesp (ao centro)

Pesquisadores(as) da Unifesp participaram, na tarde do dia 29 de fevereiro, no anfiteatro térreo da Reitoria, da 1.ª Conferência Temática de CT&I da instituição. A mesa da abertura do encontro, que integrou a programação de comemoração dos 30 anos da Unifesp, contou com a presença da reitora, Raiane Assumpção, do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e da pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto de Vasconcellos.

A conferência teve como objetivo discutir e organizar as ações, programas e planos da universidade relacionados à CT&I a serem apresentados na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em março de 2024, sendo esta preparatória para a participação do Estado de São Paulo na 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para ocorrer no início de junho, em Brasília (leia mais abaixo).

Fernando Atique destacou a importância da conferência para o debate de questões e rumos para as políticas de pesquisa da instituição e relembrou a longa tradição da Unifesp no universo das investigações científicas. “Hoje, como uma universidade plena, com praticamente todas as áreas do conhecimento, temos outros desafios que perpassam a convergência, a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e, sobretudo, o alavancar de novas áreas. A Unifesp, como uma universidade de ponta, não foge a esse desafio”, assegurou o pró-reitor.

Para a reitora, o evento simboliza e materializa o importante papel que a universidade representa no âmbito da produção do conhecimento, compondo um conjunto de iniciativas que recolocam a ciência num papel estratégico em nosso país. “Estamos fazendo parte de um processo de constituição e de contribuição para os temas que serão debatidos na conferência nacional, por meio da participação da comunidade que produz e pensa a ciência como um lugar estratégico para a construção da nação”, ela ressaltou.

Conferência Interna Ciência Tecnologia e Inovação 7

As mesas da conferência abordaram os seguintes assuntos: modelos de financiamento e de organização da pesquisa e da inovação; estratégias e avanços na formação de recursos humanos e os desafios da pós-graduação, o fortalecimento dos sistemas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo sociedade e meio ambiente; e agenda dos temas estratégicos para o desenvolvimento científico, social e econômico.

Encontros estadual e nacional de CT&I

A Unifesp também participa da organização da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que será realizada nos dias 7 e 8 de março como encontro preparatório para a conferência nacional. A universidade será representada na CECTI-SP pela pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto de Vasconcellos.

Já a 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024 em Brasília (DF), pretende viabilizar um espaço de diálogo entre os entes envolvidos na implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

Fotos: Alex Reipert

Lido 614 vezes Última modificação em Segunda, 18 Março 2024 09:53