Segunda, 18 Dezembro 2023 07:35

Reitoria realiza reunião aberta no Hospital São Paulo

ReuniãoAbertaHSP 2

Na tarde de terça-feira, 12 de dezembro, a Reitoria da Unifesp, juntamente com as pró-reitorias, realizou uma reunião aberta no Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp), para dialogar com a comunidade acadêmica, apresentar as ações em curso da universidade, os resultados recentes da gestão e os planos institucionais para o futuro próximo.

Esta foi a última visita da série de encontros realizada em todos os campi da universidade durante os meses de novembro e dezembro. A reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, esteve à frente da apresentação e foi acompanhada pela vice-reitora, Lia Bittencourt. Participaram também o diretor-superintendente do HSP/HU Unifesp, Nacime Salomão Mansur, a diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Janine Schirmer, e a diretora de Enfermagem do hospital, Ieda Aparecida Carneiro.

ReuniãoAbertaHSP 4

Integraram a comitiva da Reitoria a pró-reitora de Graduação, Ana Maria Gouw, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Gabriela Arantes Wagner, a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Anderson Rosa, e a coordenadora da Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Kátia De Angelis, bem como a Superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Cristina, e o assessor de Gabinete, Daniel Campos de Carvalho.

Raiane Assumpção começou a reunião demonstrando a composição e distribuição do orçamento da universidade e explicando como funciona o recebimento de emendas parlamentares. Falou também sobre as tratativas de instalação de um novo hospital universitário em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, previsto na terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3) lançado pelo governo federal. Ela ressaltou que, recentemente, foi assinado um protocolo de intenção com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para estudo de viabilidade do projeto, com prazo de 6 meses para conclusão.

ReuniãoAbertaHSP 1

Em seguida, a reitora apresentou as ações que já foram realizadas, as que estão sendo planejadas ou que estão em implementação nas áreas do ensino, pesquisa e inovação, citando ainda a criação de novos espaços, a modernização dos sistemas e melhoria da infraestrutura da universidade, além de abordar questões relacionadas ao ambiente laboral e bem-estar do(a) trabalhador(a) e à educação inclusiva e políticas afirmativas.

Após a apresentação, a plateia composta por servidores(as) TAEs e docentes fez perguntas sobre a infraestrutura e manutenção do hospital, como reformas, climatização de alguns setores e área de descanso, retomada dos serviços de Psiquiatria, Ortopedia e Odontologia no Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (Nasf), ações destinadas à saúde do(a) trabalhador(a), dúvidas a respeito do HU3 e do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e também sobre a eleição da nova diretoria de Enfermagem, dentre outros.

ReuniãoAbertaHSP 3

Fotos: Alex Reipert