Quinta, 09 Novembro 2023 11:06

Gestão da Reitoria da Unifesp realiza reunião aberta no Campus São José dos Campos

O objetivo foi apresentar as ações em curso, além de dialogar com a comunidade

Nesta terça-feira (07/11), às 11h, a gestão da Reitoria da Unifesp realizou uma reunião aberta no auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, na Unidade Parque Tecnológico. O objetivo foi apresentar os resultados recentes da gestão da Reitoria e os planos institucionais para o futuro próximo, além de promover o diálogo com a comunidade.

Raiane SJC portal reuniaoaberta
A reitora Raiane Assumpção explicou que a proposta é apresentar as ações em curso e promover o diálogo com a comunidade

Participaram do encontro a reitora, Raiane Assumpção, a vice-reitora, Lia Bittencourt, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, a pró-reitora de Graduação, Ana Maria Santos Gouw, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Galvani, a pró-reitora de Administração, Georgia Mansour, a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, a pró-reitora de Planejamento, Juliana Garcia Céspedes, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fábio Venturini, a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Luciana Alves, o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, e os(as) assessores(as) de Gabinete, Daniel Campos de Carvalho e Isabel Hartmann de Quadros. A equipe foi recebida pela diretora acadêmica do Campus São José dos Campos, Regiane Albertini de Carvalho, pelo vice-diretor acadêmico, Álvaro Fazenda, por servidores(as) e estudantes do campus.

Esta foi a primeira da série de reuniões abertas que serão realizadas nos campi da universidade nos meses de novembro e dezembro. Os encontros são abertos ao público em geral.

A diretora acadêmica do Campus São José dos Campos, Regiane Albertini de Carvalho, agradeceu a presença da equipe da Reitoria e salientou a importância da reunião para promover o diálogo com a comunidade acadêmica. Além disso, falou sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas e destacou o trabalho feito pela gestão. “Estamos vivendo em uma situação de sobrevivência, em que precisamos priorizar o atendimento de questões extremamente essenciais, como a permanência dos(as) estudantes. A Reitoria vem atuando insistentemente junto aos órgãos estaduais e federais para buscar alternativas”, destacou Regiane.

Regiane SJC portal reuniaoberta
A diretora acadêmica do Campus São José dos Campos, Regiane Albertini de Carvalho, salientou a importância da reunião

A reitora, Raiane Assumpção, explicou que a proposta é apresentar as ações em curso, pontuar resultados recentes, apresentar planos e promover um diálogo aberto com a comunidade, ouvindo demandas específicas do campus. “É fundamental que a comunidade se aproprie das questões da nossa universidade. É um processo que queremos construir coletivamente, com transparência e corresponsabilidade. É muito importante estabelecermos uma dinâmica permanente de ampla participação democrática para a construção da universidade e para o enfrentamento de seus desafios”. Raiane também afirmou que a intenção é realizar as reuniões abertas com os campi uma vez por semestre. “Queremos criar essa cultura, que seja algo presente na universidade, para além das reuniões sistemáticas que já realizamos com as direções e coordenações dos campi. A presencialidade é essencial para a conexão e a preservação da identidade de uma universidade multicampi”, pontuou Raiane.

A reitora da Unifesp realizou uma apresentação para a comunidade acadêmica por áreas. “Optamos por uma apresentação não por pró-reitorias, mas por temas, já que está tudo interligado na universidade, um projeto depende de vários setores para que seja efetivado”, afirmou. Foram apresentadas ações nas áreas de ensino, pesquisa e inovação; novos espaços, modernização dos sistemas e melhoria da infraestrutura, em que foi pontuada a obra em fase de licitação do Campus São José dos Campos (Cidade Jardim); ambiente laboral e bem-estar; educação inclusiva e políticas afirmativas; e referenciamento social e ação democrática. A reitora também abordou o contexto orçamentário da instituição e o trabalho feito junto aos(às) parlamentares em busca de emendas para financiar obras e projetos da universidade.

Foram levantadas questões sobre a contratação de novos(as) servidores(as) para o campus, segurança, infraestrutura, aquisição de materiais, captação de recursos, conclusão de obras, sistemas, capacitação de servidores(as), entre outras. As perguntas foram respondidas pela reitora, vice-reitora e pelos(as) pró-reitores(as) da universidade.

publico SJC portal reuniaoaberta
Após a apresentação, foi aberto um espaço para as perguntas do público

Confira as datas dos próximos encontros aqui.

Fotos: Alex Reipert

Lido 160 vezes Última modificação em Segunda, 15 Janeiro 2024 08:22