Sexta, 09 Fevereiro 2024 15:21

Aprovada nova Política de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp

Medida foi publicada e está disponível no Portal de Acessibilidade

Em 2023, a Unifesp aprovou sua nova Política de Acessibilidade e Inclusão. Os principais destaques do documento são a atualização da estrutura organizacional da universidade e das instâncias que atuam na temática de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, com a atualização da Prae (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) para Praepa (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas), inclusão das novas Diretoria de Políticas Afirmativas e Coordenadoria de Apoio Educacional, Acessibilidade e Inclusão da Praepa e do Escritório de Ações Afirmativas (EAF) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq).

A mudança também envolve a atualização do público-alvo da política de acessibilidade e inclusão, definido agora como pessoas com deficiência, com transtornos do espectro autista, transtornos de aprendizagem, transtornos do déficit de atenção e hiperatividade, ou com altas habilidades/superdotação.

De acordo com a docente Marina Oliveira de Souza Dias, diretora de Políticas Afirmativas da Praepa, outras mudanças significativas trazidas pela nova Política de Acessibilidade são a inclusão de novos eixos de atuação, visando a permanência de estudantes público-alvo da política, a instituição da Comissão de Acessibilidade de Eventos e a criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) na Reitoria.

“A atualização da Política de Acessibilidade e Inclusão foi uma demanda e uma conquista da comunidade acadêmica. Ela traz avanços em relação à anterior, e sua implementação irá garantir melhores condições de acesso e permanência da pessoa com deficiência em nossa universidade”, comemora.

Lido 739 vezes Última modificação em Quinta, 07 Março 2024 10:15