Terça, 12 Março 2024 13:27

Reitor da Universidade de Masaryk visita Unifesp

Unifesp recebeu, na mesma semana, representantes de instituições de ensino de Taiwan e da Malásia

A Unifesp recebeu, no dia 26 de fevereiro de 2024, Martin Bares e Petr Suchý, respectivamente reitor e vice-reitor de internacionalização da Universidade Masaryk, na República Tcheca. Ambas instituições assinaram um protocolo de intenções, com a finalidade de estabelecer intercâmbio didático, científico e tecnológico, além de estreitar as relações acadêmicas.

6 1
Unifesp e Universidade Masaryk (República Tcheca) assinaram um protocolo de intenções, com a finalidade de estabelecer intercâmbio didático, científico e tecnológico, além de estreitar as relações acadêmicas (foto: Alex Reipert)

O encontro contou com a presença da reitora da Unifesp, Raiane Severino Assumpção, da vice-reitora, Lia Bittencourt, do chefe de gabinete, Dan Levy, da assessora de gabinete, Isabel Quadros, do pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Fernando Atique, da pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa, Suzan Pantaroto, da diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Karen Spadari Ferreira, e da estagiária de relações internacionais, Gabriela Covolan Costa.

A universidade recebeu, na mesma semana, mais duas visitas. Na terça-feira (27/2), vieram à universidade os representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei (Taiwan), em São Paulo, o cônsul Luis Kuang Jong Fong, e sua secretária, Rosalinda Chen. Este encontro reuniu representantes do gabinete da reitoria, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), da vice-diretora de Relações Internacionais, Tamiris Burin, e dos membros das coordenadorias de internacionalização, Daniel Araki, de pós-graduação, Katia de Angelis, e de pesquisa, Elbert Macau.

Os membros do Escritório Econômico e Cultural de Taipei conheceram alguns espaços de pesquisa da Unifesp, representados no momento por laboratórios multiusuários e laboratórios de grupos de pesquisa de áreas básicas e aplicadas da nossa instituição.

Após discussões aprofundadas sobre todas as potencialidades de parcerias e interações, além de linhas de financiamentos, patrocínios e intercâmbios entre pesquisadores, incluindo discentes, docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), ficou estabelecido que os laços serão estreitados por meio do estabelecimento de Memorandos de Entendimento entre a Unifesp e universidades de Taiwan, em diferentes áreas do conhecimento.

5 1
Representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei (Taiwan), em São Paulo, reunidos com o gabinete da reitoria e representantes da ProPGPq e da SRI (foto: Alex Reipert)

Ainda, para estreitar os laços com a Ásia, a diretora da SRI e a estagiária, Gabriela Covolan, receberam Roland Chan, responsável pelo escritório de relações globais da Universidade UCSI (Malásia). Foi discutido o protocolo de intenções para facilitar e estreitar a relação com a Unifesp e estimular a mobilidade acadêmica e parcerias de pesquisa. De acordo com Spadari, a SRI espera aumentar, a partir destas ações, as possibilidades de parcerias e mobilidades nas mais diversas áreas do conhecimento da Unifesp, estimulando assim a internacionalização in e out, fortalecendo as competências internacionalmente.

Lido 392 vezes Última modificação em Quarta, 03 Abril 2024 13:16