Terça, 27 Fevereiro 2024 15:44

Unifesp realiza missão acadêmica em Cuba

Foram firmados protocolos de intenção com universidades cubanas

Encontro com Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, presidente da República de Cuba, e com o Ministro de Educação Superior de Cuba, Dr. Walter Baluja, no Palácio de Convenções de Havana
Dr. Walter Baluja, no Palácio de Convenções de Havana

No início de fevereiro (5), a reitora da Unifesp, Raiane Severino Assumpção, integrou uma missão acadêmica de reitores(as) em Cuba, realizada com vistas à consolidação da cooperação bilateral entre Brasil e Cuba. Na ocasião, foram firmados protocolos de intenção com universidades cubanas. O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), associações com que a Unifesp mantém vínculo institucional.

A missão foi composta pela participação no evento “Universidad 2024" - 14° Congresso Internacional de Educação Superior, na IV Reunião Preparatória para a Conferência Regional de Educação Superior – CRES+5 e o estabelecimento de redes de intercâmbio acadêmico entre as universidades brasileiras e as universidades cubanas, fortalecendo a cooperação acadêmica entre os dois países e promovendo o enriquecimento cultural. Durante a missão houve também, no Palácio de Convenções de Havana, um encontro com a presença de Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, presidente da República de Cuba, e do Ministro de Educação Superior de Cuba, Walter Baluja.

A Unifesp assinou protocolos com a Universidade de Havana, a Universidade de Ciências Médicas de Havana, a Universidade das Artes e a Escola Superior de Quadros de Estado e Governo - ESCEG. Houve início de tratativas com a Universidade de Cultura Física e Ciências do Esporte “Manuel Fajardo”, a Entidade de Ciência e Inovação em Energia e a Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona (UCPEJV).

Para a reitora da Unifesp, “essas parcerias com as universidades cubanas buscam ampliar a construção do conhecimento de forma conjunta na relação sul-sul e o desenvolvimento de iniciativas em diferentes áreas consolidadas em ambos os países”.

Assinatura de protocolos de intenção de cooperação acadêmica com a Universidade de Ciências Médicas de Havana, Universidade das Artes, Universidade de Havana e Escola Superior de Quadros de Estado e Governo (ESCEG)
Assinatura de protocolos de intenção de cooperação acadêmica com a Universidade de Ciências Médicas de Havana, Universidade das Artes, Universidade de Havana e Escola Superior de Quadros de Estado e Governo (ESCEG)

Lido 418 vezes Última modificação em Terça, 12 Março 2024 14:05