Sábado, 23 Março 2024 09:56

Nota à comunidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informa que no dia 20 de março um membro externo à comunidade universitária adentrou ao Campus Guarulhos interrompendo e prejudicando o andamento da atividade acadêmica intitulada: “Do rio ao mar a Palestina será livre: a resistência anticolonialista e a comunidade internacional frente o genocídio palestino”.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Universidade adotou todas as providências institucionais recomendadas pelo “protocolo de segurança para atuação em casos de ameaças e/ou ataques iminentes à integridade física de membros (as) da comunidade universitária e/ou aos espaços físicos da Unifesp”, disposto na Portaria Reitoria nº 3.424/2023, tais como:

(i) lavrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Federal;
(ii) está reunindo provas acerca do fato ocorrido e;
(iii) instruiu os trabalhadores da portaria do Campus a redobrar a vigilância para garantir a segurança da comunidade universitária.

Desta forma, a Reitoria, em conjunto com a Direção do Campus Guarulhos, está tomando as medidas cabíveis junto às autoridades competentes para apuração dos fatos e encaminhamento das providências.

A Unifesp reitera que é um espaço para discussão ampla e irrestrita de diferentes pontos de vista acerca de temas diretamente ligados ao cotidiano social e não aceita quaisquer formas de violência ou perturbação do ambiente acadêmico.

Direção Acadêmica do Campus Guarulhos
Reitoria da Unifesp