Sexta, 17 Mai 2024 12:48

Unifesp sedia fórum de diretores(as) de contabilidade e finanças das universidades federais

FONDCF reuniao 4

A Unifesp sediou, entre os dias 15 e 17 de maio de 2024, a XXXIV Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais Brasileiras – FONDCF. O fórum, de caráter permanente e com 32 anos de atuação, é um órgão assessor vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O FONDCF está comprometido com o avanço e aprimoramento das práticas contábeis e financeiras das Ifes, promovendo a excelência e a eficiência dessas áreas. Por meio de uma rede colaborativa e troca de experiência, busca fortalecer o conhecimento, compartilhar melhores práticas e enfrentar os desafios comuns presentes na gestão financeira, contábil e orçamentária. Visa também capacitar os membros e promover a disseminação de conhecimento especializado.

FONDCF reuniao 3

A mesa de abertura da reunião teve a presença da pró-reitora de Administração da Unifesp, Georgia Mansour; da reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, que esteve representando a Andifes; do coordenador nacional do FONDCF e diretor de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Bessa de Menezes; e da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Flavia Augusto.

O coordenador nacional do FONDCF destacou a importância do fórum na discussão de temas relevantes para o avanço das universidades, por meio da troca de conhecimento. “Nesses últimos anos de restrições e reduções no orçamento, como se não bastassem nossas obrigações diárias, temos convivido com esse cenário prejudicial para os nossos planejamentos orçamentários e financeiros”, alertou Daniel Bessa de Menezes.

FONDCF reuniao 1

A reitora Raiane também falou sobre a situação orçamentária das Ifes, tarefa que tem sido cada vez mais intensa devido às constantes alterações e descontinuidade de recursos e ressaltou como fundamental o conhecimento técnico-científico para a gestão das universidades. “Nós necessitamos desse conhecimento. Uma universidade só pode tomar decisões baseadas no conhecimento técnico-científico. A atuação das equipes técnicas tem sido cada vez mais solicitada para além daquilo que é o exercício da atividade cotidiana, fazendo também um trabalho de formação de pessoas, por meio de orientações e suporte”, ela afirmou. Por fim, a reitora reconheceu a importância de todos(as) os(as) profissionais da área para que a universidades públicas continuem cumprindo a sua missão.

FONDCF reuniao 2
A reitora Raiane Assumpção apresentando a universidade

Programação

Durante os três dias de programação, o encontro abordou temas diversos, trazendo as experiências das universidades na área, tais como: a plataforma de pagamentos da Universidade Federal Fluminense (UFF); os desafios e rotinas para implantação do instrumento de cobrança da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei); a utilização do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) para escrituração dos(as) trabalhadores(as) sem vínculo no eSocial na UFRN; os desafios no desenvolvimento e na implantação de sistemas de custos na administração pública, dentre outros.

Juscelino
Juscelino Silva aborda a Matriz OCC durante paletstra

Na manhã da sexta-feira, 17 de maio, integrando o último dia do fórum, o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e coordenador nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), Juscelino Pereira Silva, ministrou a palestra Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capital (Matriz OCC) como instrumento de distribuição anual dos recursos destinados às universidades federais e perspectivas para 2024. O encontro teve por objetivo aprimorar o conhecimento sobre as ferramentas e dispositivos que aumentam a eficácia da construção e medição de indicadores de ordem administrativa para as instituições de ensino superior.

Fotos: Alex Reipert

Lido 314 vezes Última modificação em Terça, 11 Junho 2024 12:47