Sexta, 21 Junho 2024 14:31

Realizado último encontro do Ciclo de Seminários: A relação Unifesp-SPDM

Evento abordou as dimensões acadêmicas da relação entre as duas instituições

O ciclo de seminários sobre a relação Unifesp-SPDM realizou, na manhã do dia 20 de junho, seu último encontro, o qual debateu o tema Dimensões acadêmicas da relação entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O evento ocorreu no Anfiteatro da Reitoria da Unifesp e foi transmitido pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube.

O banner no pódio diz

O seminário foi apresentado por Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), Magnus R. Dias da Silva, diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), e Reinaldo Salomão, coordenador do Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão (CoEPE), com mediação do docente João Aléssio Perfeito, da EPM/Unifesp. O assessor do Gabinete da Reitoria Daniel Campos de Carvalho também compôs a mesa do encontro.

Janine Schirmer começou sua apresentação fazendo um resgate histórico sobre a relação entre a EPE, EPM, Hospital São Paulo e a SPDM, desde os anos de 1930. Ela citou a presença de um hospital-escola como sendo um diferencial do projeto acadêmico da graduação em Enfermagem. “Não tenho dúvida de que a nossa formação acadêmica, por ter um hospital universitário, da forma que temos, com liberdade de atuação, é uma de nossas fortalezas”, ela garantiu.

A imagem que você enviou mostra uma mulher falando ao microfone em uma conferência ou reunião. Ela está sentada a uma mesa com documentos e garrafas de água à sua frente, e há bandeiras ao fundo
A diretora da EPE/Unifesp, Janine Schirmer

A diretora da EPE classificou, ainda, o acordo de cooperação entre a Unifesp e a SPDM como “fundamental, pois ele trouxe uma segurança jurídica que nós não tínhamos. E esse acordo precisa, sim, ser afinado com muito propósito e com regras claras. A excelência do ensino e pesquisa das duas escolas tem relação com o hospital e seus campos de prática”.

Magnus Dias realizou um breve panorama da relação histórica entre EPM, SPDM e Hospital São Paulo, destacando a particularidade desse vínculo e a importância do hospital na estruturação pedagógica de todos os cursos da escola. Segundo ele, essas instituições produzem um ecossistema de formação e inovação em Saúde. “O novo acordo de cooperação tem que prever a potência desse ecossistema”, destacou.

A imagem mostra um homem falando em um pódio denominado
Magnus Silva é diretor da EPM/Unifesp

O diretor da EPM ressaltou as dimensões acadêmicas da relação Unifesp e SPDM – que abrange todas as áreas da graduação, pesquisa, pós-graduação, extensão e cultura, inovação tecnológica e social, gestão em saúde, especialização, formação continuada e residências médica, uni e multiprofissional – e os desafios futuros.

Para a repactuação desse compromisso com o hospital, ele sugeriu algumas propostas para que a Academia e as diretorias do Hospital São Paulo busquem conjuntamente, sendo elas: melhorias da infraestrutura, sustentabilidade do orçamento, linha de cuidado eficaz e interprofissional e pensar em uma preceptoria qualificada e permanente.

a imagem também mostra um homem falando em um pódio rotulado “UNIFESP”. Assim como na imagem anterior, há bandeiras ao fundo.  O recorrente pódio da
Reinaldo Salomão coordena o Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão

Encerrando as apresentações, Reinaldo Salomão abordou o Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão (CoEPE), subordinado ao Conselho Estratégico do Hospital São Paulo (ConsEHSP), demonstrando sua finalidade, equipe e estrutura. O CoEPE tem como missão ser uma instância de articulação multicampi e interprofissional para o planejamento, acompanhamento e gestão transversal da relação acadêmico-assistencial no Hospital São Paulo.

O coordenador do CoEPE destacou a dimensão acadêmica do HSP por abrigar cursos de especialização e aperfeiçoamento, estágios acadêmicos de outros campi da universidade, residentes externos, projetos acadêmicos de pesquisa e ensaios clínicos patrocinados pela indústria, por meio da atuação do Núcleo de Gestão em Pesquisa (NGP), ligado ao comitê.

Ao final, foi aberto um espaço para fala das entidades presentes e para perguntas da plateia. A vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt, terminou o encontro dizendo sobre a importância da parceria da Unifesp com a SPDM e a disposição em aprimorá-la, para trazer frutos a ambas instituições.

a imagem fornece uma visão mais ampla do evento, mostrando o público e mais detalhes da configuração da sala

Contexto e objetivos

Ao longo dos últimos meses, foram realizadas cinco reuniões com o objetivo analisar a relação Unifesp-SPDM, de forma a amadurecer e subsidiar a discussão no que tange ao desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, assistência, inovação e modelos de administração e gestão, com o propósito de embasar a renovação do acordo de cooperação entre elas.

Organizado pelo Gabinete da Reitoria, a partir da deliberação do Conselho Universitário (Consu), o ciclo de seminários contou com as contribuições das discussões prévias feitas sobre o assunto por diversas entidades institucionais. Confira todos os conteúdos relacionados aos seminários neste link.

Fotos: Alex Reipert

Lido 78 vezes Última modificação em Sexta, 12 Julho 2024 10:38