Segunda, 29 Julho 2024 12:21

Unifesp e Prefeitura de Santos firmam acordo para monitorar trecho de areia de praia permitida para cães

A imagem mostra um grupo de seis pessoas, três sentadas e três em pé, reunidas em torno de uma mesa. As pessoas da frente estão sentadas, sendo duas mulheres e um homem. Uma das mulheres parece estar assinando um documento e a outra também tem documentos à sua frente. Os três homens atrás deles estão sorrindo e olhando para a câmera.  O fundo apresenta um grande mapa ou fotografia aérea de uma paisagem, possivelmente relacionada com um trabalho ambiental ou geográfico, dado o cenário e o carácter formal do encontro. Todos estão vestidos com trajes de negócios ou casuais de negócios e todos têm crachás, sugerindo que este pode ser um evento ou reunião profissional. A imagem mostra um grupo de seis pessoas, três sentadas e três em pé, reunidas em torno de uma mesa. As pessoas da frente estão sentadas, sendo duas mulheres e um homem. Uma das mulheres parece estar assinando um documento e a outra também tem documentos à sua frente. Os três homens atrás deles estão sorrindo e olhando para a câmera. O fundo apresenta um grande mapa ou fotografia aérea de uma paisagem, possivelmente relacionada com um trabalho ambiental ou geográfico, dado o cenário e o carácter formal do encontro. Todos estão vestidos com trajes de negócios ou casuais de negócios e todos têm crachás, sugerindo que este pode ser um evento ou reunião profissional.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp) e a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, assinaram, no dia 26 de julho, um acordo de cooperação que visa monitorar a qualidade sanitária da areia da praia do município no trecho liberado para passeio de cães.

Estiveram presentes na assinatura do acordo a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Santos, Marcio Gonçalves Paulo, o diretor acadêmico do Campus Baixada Santista, Odair Aguiar Junior, os docentes responsáveis pelo projeto, Gustavo Bueno Gregoracci e Vinícius Ribau Mendes, e a diretora-presidente da FapUnifesp, Maria José Fernandes.

Sobre o projeto

O projeto, denominado Areia Viva - Santos: Qualidade sanitária de areia nas praias de Santos com foco na faixa delimitada como Área dos Cães, é de autoria dos professores Gustavo Bueno Gregoracci e Vinícius Ribau Mendes, do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar/Unifesp) - Campus Baixada Santista. Considerado pioneiro no Brasil, o trabalho representa um avanço significativo no controle sanitário das praias e na proteção da saúde pública.

Desde 2022, a circulação desses animais é permitida em Santos na faixa de areia da praia entre o Posto 1 de salvamento e o Parque Roberto Mário Santini (Emissário Submarino). Dez pontos de coleta de areia serão instalados ao longo desse trecho para análises regulares. Os trabalhos terão duração de um ano e meio (leia mais aqui).

Lido 408 vezes Última modificação em Quarta, 11 Setembro 2024 12:53