O programa chamado EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSPESSOAL nasceu a partir do desenvolvimento de um trabalho extensionista anterior, do grupo Quimicando com a Ciência, fundado em 2011. Nessa trajetória, a Educação Ambiental Transpessoal foi sendo gestada, pouco a pouco, período no qual constatou-se que a formação do sujeito ecológico não pode prescindir do autoconhecimento.
A palavra consciência também é muito recorrente na temática socioambiental. E é dentro desse contexto que se introduz a Educação Ambiental Transpessoal (EAT), inspirada na perspectiva da Psicologia Transpessoal, na Ecologia Profunda de Naess, na Ecologia Integral e na corrente Epistemologias Ecológicas, as quais buscam superar as dualidades modernas - tais como natureza e cultura, sujeito e sociedade, corpo e mente, artifício e natureza, sujeito e objeto.
A EAT se propõe a congregar diferentes projetos cujo foco principal seja a promoção da autopercepção e autoconhecimento do indivíduo e a reflexão a respeito da sua relação com o meio ambiente, em espaços formais e não formais de educação.
Esse programa tem como coordenadora a Profa. Luciana Farias, e foi fundado em 2017.
Por Extensão - Larissa Cardoso