Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Programa Articulações

projetoarticulacoes

O Articul@ções - Pesquisas e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior iniciou-se como um programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema em 2017 e um grupo de pesquisa luso-brasileiro Articul@ções composto por investigadores brasileiros (UNIFESP) e portugueses (Universidade de Aveiro/UA e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro/UTAD) , tendo entrado novos pesquisadores de outras universidades brasileiras (Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/ CEFET-RJ e PUC-Minas).

Constituiu-se um programa - conjunto articulado de projetos e ações de extensão, de caráter multidisciplinar (por exemplo, no projeto dos cursinhos preparatórios populares para cursos superiores e técnico-profissionais) e interdisciplinar (por exemplo, nos eventos de divulgação dos cursos do ensino técnico e superior na rede pública) e integrado às atividades de pesquisa (por exemplo, produção de conhecimento nos projetos de extensão) e de ensino (por exemplo, nas atividades formativas - palestras e cursos que serão devidamente certificadas).

Os objetivos específicos de cada projeto de extensão são:

1. Projeto articula eventos: promover eventos colaborativos que valorizem e potenciem o contributo interinstitucional (universidade, escolas públicas e privadas, entidades sociais e gestão pública educacional e da saúde) na melhoria da Educação e Saúde;

2. Projeto articula escolas: dinamizar projetos voltados ao estabelecimento de redes entre as escolas/serviços de saúde e as parcerias das escolas com as universidades;

3. Projeto articula formação: desenvolver competências científicas e investigativas nos professores, profissionais dos serviços de saúde e gestores das instituições parceiras das universidades;

4. Projeto articula cursinhos: gerir de forma colaborativa os cursinhos preparatórios para o ensino superior, ensino técnico-profissional, ENEM e SARESP assentes na parceria universidade-escolas com partilha de saberes e recursos (humanos, financeiros e materiais didáticos).

O Programa também acabou se envolvendo e construindo importantes parcerias com instituições e entidades do município:

- Escolas públicas do ensino infantil, fundamental e médio (Escola Municipal Luiz Gonzaga, Escola Municipal Santo Dias, Escola Municipal Anita Malfatti, Escola Estadual de Diadema, Escola Estadual Nicéia, Escola Estadual José Marcato, entre outros);
- Escola Técnica e Profissional- Senai Manuel Garcia Filho;- Entidades representativas de classes e dos movimentos sociais (APEOESP, ADUNIFESP, Emancipa, Rede Juventude Diadema Ativa, Espaço Cultural Coletivo 217, entre outros);
- Secretaria Municipal de Educação de Diadema.

articulacoes-01-2020-7.jpg

articulacoes-01-2020-6.jpg