Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Política de ações afirmativas possibilita participação de estudantes no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Figura 1 -  arquivo pessoal Prof. Claudia Fegadolli

Figura 2 - arquivo pessoal Prof. Claudia Fegadolli

A estudante de Farmácia Maria Gabriella Simões Alves de Oliveira participou, no período de 20 a 24 de novembro do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), com atividades pré-congresso no dia 20/11. Foram participações em reuniões de grupos técnicos e apresentação de trabalhos produzidos com o envolvimento da professora Claudia Fegadolli e do campus Diadema e da professora Mariana Nasser, do campus São Paulo, além de outros parceiros.

Com o tema central: Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social, o congresso ofereceu intensa programação com rodas de conversa, oficinas, cursos e grandes debates, que abordaram diversos aspectos em torno do tema principal.

A estudante comenta que teve isenção de inscrição e oferta de alojamento solidário e que, para ela, foi uma experiência enriquecedora que lhe proporcionou um olhar diferenciado sobre as questões que envolvem a saúde coletiva no âmbito nacional: “Para mim foi tudo novo, nunca me imaginei nessa oportunidade. Sou muito grata por tudo”, conta a estudante. Para a professora Claudia o congresso ocorreu num momento histórico do país, de revalorização do Sistema Único de Saúde, com múltiplos desafios a serem enfrentados pelos profissionais de saúde, instituições e sociedade e ressalta a importância das políticas afirmativas como fundamentais para democratizar espaços acadêmicos.

Saiba mais: https://www.saudecoletiva.org.br/index.php#topo