Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Professor do Campus Diadema é premiado por inovação no ensino

Camilo_Lellis_Santos_2.jpeg

No último domingo (23/04), o docente do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) – Campus Diadema Camilo de Lellis Santos foi contemplado com o ADInstruments Macknight Innovative Educator Award. O prêmio é oferecido pela American Physiological Society e patrocinado pela ADInstruments, em prol do reconhecimento de educadores que dedicam esforços para inovar e implementar tecnologias no ensino de graduação.

“Ter sido reconhecido por uma sociedade internacional, tão significativa para a comunidade científica, me fez perceber que nas salas de aulas do nosso campus da Unifesp já estão ocorrendo práticas didáticas consideradas de fronteira do conhecimento. Podemos entender que somos pioneiros”, comenta o professor, que trabalha com a utilização da experimentação mediada por smartphones no ensino de fisiologia humana, buscando criar, desenvolver, implementar e avaliar atividades práticas focadas na exploração de sensores dos smartphones para estudo dos sinais corpóreos.

O prêmio prevê que o contemplado possa se dedicar ainda mais na inovação no estudo por meio de estudo aprofundamentos que gerem evidências científicas e validações educacionais. Camilo Lellis Santos é também membro do Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa (NuMAA), criado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unifesp) para estimular esses tipos de metodologias nas salas de aulas de graduação da Unifesp. “É possível que eu tenha sido agraciado com esse prêmio por conta da minha preocupação em disseminar práticas didáticas baseadas em metodologias de aprendizagem ativa na formação dos futuros professores de ciências. Cada estudante que vivencia essa prática de experimentação mediada por smartphone na graduação tem o potencial de replicar a atividade na Educação Básica. E acredito que essa metodologia contribuiu muito para que os estudantes tivessem oportunidades de aprendizagem em aulas práticas durante a pandemia”, completa o professor.

Camilo_Lellis_Santos_1.jpeg

Camilo_Lellis_Santos_3.jpeg