Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Oficina de astronomia no Congresso Unifesp 2023 contou com dezenas de participantes no campus Diadema

lua.png

A Lua vista ao telescópio no dia da oficina. Crédito: Ronaldo S. Levenhagen.

 

A oficina de astronomia, realizada no dia 20 de junho dentro das atividades do Congresso Unifesp 2023, contou com a participação de mais de 100 pessoas, que ocuparam duas salas do Prédio de Acesso da Unidade José Alencar do campus Diadema, além de observar o céu com telescópios a partir do topo do prédio.

A atividade foi coordenada pela Drª Nadja S. Magalhães, docente do Departamento de Física do ICAQF/Unifesp-Diadema (DF) que faz pesquisas em astrofísica e gravitação. Segundo ela, “o sucesso da oficina não teria sido possível sem o apoio e a participação da equipe colaboradora”. Atuaram na atividade o Dr. Ronaldo S. Levenhagen, astrônomo e também docente do DF, responsável pela observação do céu noturno, e as acadêmicas do campus que se voluntarizaram: Iane Alves, Gabriela A. V. Costa e Ana Beatriz C. L. da Silva. O astrofotógrafo Alexandre O. T. Cordeiro, doutorando no campus, contribuiu com seu telescópio solar. Representando o clube de astronomia Arcturus, da UFABC, Marina C. Rodrigues, licenciada em Ciências e com especialização em Relatividade, ambos cursos do campus, apoiou com material sobre o software Stellarium.

Para acomodar o público na duração de 1,5 h da atividade, duas palestras aconteceram simultaneamente enquanto a audiência se revezava nos telescópios (no fim da tarde teve um para ver o sol e, ao anoitecer, um telescópio noturno). A palestra sobre o Stellarium, coordenada por Iane e Gabriela, gerou muita curiosidade. A palestra da Profª Nadja teve caráter mais geral, incluindo o tema atual da astronomia usando ondas gravitacionais para estudar buracos negros, e motivou perguntas variadas.

Ao telescópio o público pôde observar, além da fina Lua nova, o planeta Vênus em sua fase crescente.