Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Docentes do Departamento de Física do ICAQF/Unifesp participam de eventos internacionais

O docente Bruno El Bennich, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, foi um dos organizadores de um importante evento internacional sobre um novo colisor de elétrons-íons (EIC) que será construído no Estado de Nova York, nos Estados Unidos. Ele tem como objetivo entender a origem da massa dos prótons e nêutrons, bem como estudar a distribuição dos quarks, partículas fundamentais de que são constituídos.

O evento Physics Opportunities at an Electron-Ion Collider 2023 foi realizado entre os dias 2 e 6 de maio no novo Instituto Principia e contou com apoio financeiro do ICTP-SAIFR, centro vinculado ao Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Brookhaven National Lab (EUA) e do Jefferson Lab (EUA).

O docente também organizou um programa de quatro semanas intitulado The Present and Future of Heavy Flavour and Exotic Hadron Spectroscopy, que aconteceu entre os meses de maio e junho de 2023 no Munich Institute for Astro-, Particle and BioPhysics (MIAPbP), localizado no Campus da Universidade Técnica de Munique e do Max Planck Institute na Alemanha.

Nessa série de seminários e debates diários, participaram mais de 70 pesquisadores(as) de vários países, entre eles, o professor Bruno e a professora Kanchan Khemchandani, também do Departamento de Física do ICAQF/Unifesp, e docentes de outras universidades brasileiras.