Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Leis básicas da natureza são foco de estudo em novo pós-doutoramento do Programa de Mestrado em Física do campus Diadema

pronta_imagem-p-divulgacao-site-campus_24jun24.jpg

O recém-iniciado Programa de Pós-graduação em Física (PPG-FIS), sediado no campus Diadema da Unifesp, enriqueceu a comunidade da instituição com a aprovação, pela Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do campus, do projeto de um de seus 2 primeiros pós-doutorandos, o Dr. Werner Martins Vieira.

Com doutorado pela UNICAMP, o Dr. Werner Vieira teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a teoria da relatividade de Einstein cursando a Especialização em Teoria da Relatividade, oferecida em formato EaD por docentes do Departamento de Física (DF) do campus Diadema. Durante esse curso - a primeira especialização no país em física básica - ele estabeleceu contato com a Dra. Nadja Simão Magalhães, docente do DF e sua atual supervisora de pós-doutoramento.

"O Dr. Werner tem um espírito inquisidor e busca respostas a questões profundas e desafiadoras." - comentou a Dra. Nadja, acrescentando: "No seu projeto de pós-doutoramento ele se propôs a investigar a questão da energia-momento e sua conservação quando a interação gravitacional é levada em conta em sistemas relativísticos. É um tema em aberto, importante para a compreensão de fenômenos fundamentais da natureza. Estamos animados em começar a pesquisa!"

Ao saber da aprovação do seu projeto de pesquisa, Dr. Werner assim se expressou: "Em primeiro lugar, penso que a existência de um curso de Especialização em Teoria da Relatividade, desse porte e em regime de EaD, para além de reforçar a sempre urgente necessidade de expansão da capacitação científica no país, revela-se capaz também de cumprir um papel relevante na (re-)inserção de recursos humanos na comunidade científica. Numa sociedade como a nossa, que ainda deve a si mesma a eleição das eleições - eleger a universalização da educação de qualidade como prioridade nacional e, de uma vez por todas, torná-la efetiva política de estado -, iniciativas corajosas e inovadoras como essa devem ser reconhecidas, incentivadas e aperfeiçoadas." E, numa nota pessoal, acrescentou: " Em segundo lugar, depois de ter sido pesquisador na juventude e por tantos anos professor na maturidade, tenho para mim que a posição mais honesta que um ser humano pode ocupar no cosmos e na vida, natural mesmo no sentido aristotélico do termo, é a posição de aluno. É neste "referencial próprio" que encaro este pós-doutorado."

As atividades do pós-doutorado iniciarão em breve, com a finalização dos trâmites de matrícula.

Site do PPG-FIS: https://ppg.unifesp.br/fisica/.