Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Grupo Quimicando com a Ciência realiza 1ª Feira das Profissões

Encontro aconteceu em escola com vulnerabilidade socioambiental de São Bernardo do Campo

No último dia 06/10, o grupo Quimicando com a Ciência, do Campus Diadema da Unifesp, realizou a 1ª Feira das Profissões na escola Estadual Donato Bassani, localizada na região pós-balsa do distrito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.

O encontro foi coordenado pela estudante Fernanda Romero, do curso de Ciências Ambientais, juntamente com outros alunos do campus e da Universidade Federal do ABC, além de contar com a participação do grêmio estudantil e de funcionários da escola.

“De uma forma geral, a escolha da profissão é um desafio para todos, mas é particularmente difícil para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioambiental, como é o caso da maioria dos que estudam nessa escola”, relata a professora e coordenadora do grupo, Luciana Aparecida Farias.

Devido às características do seu entorno, a escola enfrenta circunstâncias adversas para a inserção social e desenvolvimento pessoal dos estudantes, sendo comum os mesmos apresentarem baixa autoestima e falta de perspectivas profissionais.

De acordo com a professora, foi pensando nessa questão que o evento foi elaborado. “Com isso, além de conhecerem uma opção de ensino público próximo da onde residem, eles puderam refletir com os estudantes de graduação a respeito das possibilidades e dificuldades de se cursar uma universidade pública, as perspectivas e possibilidades de inserção profissional que as diferentes profissões oferecem, entre outros temas”, finaliza.

feiras das profissoes

Créditos: Luciana Farias.