Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Câmara Municipal de Diadema aprova Moção de Apoio à inclusão de recursos para a UNIFESP

A Câmara Municipal de Diadema aprovou, no dia 7 de agosto, em Sessão Ordinária, Moção de Apoio à proposta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para que sejam incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, os recursos necessários para o orçamento geral de investimentos da universidade. O pedido será encaminhado ao ministro da Educação, Henrique Paim, e demais autoridades.

De acordo com o texto do requerimento aprovado pelos vereadores do município, a disponibilização dos valores solicitados é de extrema importância para consolidar o processo de instalação da instituição em Diadema e adequar a infraestrutura do campus aos requisitos básicos das atividades acadêmicas.

A Unifesp é uma das universidades públicas brasileiras que mais cresceu na última década, aumentando de cinco para 64 o número de cursos de graduação. O número de estudantes de graduação passou de 1,5 mil para 10 mil entre 2005 e 2014. Até 2004 a Unifesp contava apenas com o campus São Paulo, originário da Escola Paulista de Medicina.

Hoje, após o processo de expansão impulsionado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciado em 2005, a Unifesp possui seis campi localizados na capital paulista e região metropolitana - São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São José dos Campos.

O Campus Diadema, instalado na cidade em 2007, conta com cinco unidades pedagógicas, cerca de 2.700 estudantes matriculados em seis cursos de graduação e 147 no programa de pós-graduação, em cinco áreas do conhecimento. São 229 professores ativos, 16 temporários e 87 técnicos-administrativos.