Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

A rede Articul@ções da UNIFESP-Diadema foi notícia na mídia

Screen0.jpg

A rede Articul@ções da UNIFESP-Diadema foi notícia na mídia.

As reportagens foram realizadas na UNIFESP-Diadema - Unidade Manoel da Nóbrega/Florestan Fernandes onde acontecem semanalmente 2 cursinhos do Articul@ções que contam com a participação de 120 alunos e 15 coordenadores, a saber:

(i) cursinho articula vestibular (antigo Cursinho Integra) preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) na sua 4ª edição;

e

(ii) cursinho articula mestrado – módulo de inglês preparatório para o ingresso nos Mestrados com a preciosa colaboração da equipe da FASB (Faculdade São Bernardo). Em breve teremos os módulos sobre lattes e metodologia científica.

Links das reportagens:

-   Rede TV -  https://youtu.be/5b1rYw8FInw (3:30min até 7:11min)

-vídeo elaborado pela equipe de comunicação do Articul@ções   - https://youtu.be/o0DjXoraubc  (Sugerimos abrir o vídeo no computador ou no celular através do próprio canal Youtube para melhor visualização usando o fone de ouvido, se possível).

O que é a rede Articul@ções? Como participar?

Rede Articul@ções – Do empoderamento de cidadãos à articulação de conhecimentos e saberes para uma universidade socialmente referenciada

Rede Articul@ções nasce do Programa de Extensão intitulado ARTICUL@ÇÕES - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior que conta atualmente com 147 membros (65% externos à UNIFESP) atuantes em um conjunto articulado de projetos e ações de extensão de caráter multidisciplinar e interdisciplinar integrados às atividades de pesquisa, ensino e gestão.

Nossa missão é gerar a aproximação e interação entre 4 segmentos: (i) universidades, (ii) escolas (básicas, técnicas e profissionais), serviços de saúde e do meio ambiente, (iii) sociedade - representada pela comunidade local, entidades e movimentos sociais e (iv) Poderes Públicos Educacional, da Saúde, da Segurança e do Meio Ambiente, através das Secretarias Municipais, Diretorias de Ensino, Conselhos, Fóruns, entre outros.

Rede Articul@ções, em parceria com diversas universidades no Brasil e em Portugal, tem por finalidade o desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros e dos beneficiários assente numa perspectiva pioneira e inovadora de articulação da pesquisa com as práticas na educação básica e ensino superior sem hierarquização de conhecimentos e práticas (Cruz, 2012).

Nosso diferencial é a presença constante e ativa da UNIFESP (representada pelos acadêmicos – docentes, TAEs e discentes) nos diferentes segmentos envolvidos na rede e abertura da UNIFESP para a participação efetiva destes agentes e suas instituições/entidades empoderados na coordenação conjunta projetos, na orientação conjunta de alunos de iniciação científica do ensino-médio das escolas públicas e do SENAI e como membros externos nas bancas de TCC/Mestrado.

As parcerias firmadas no Articul@ções são fundamentais para a construção conjunta de uma universidade socialmente referenciada porque mostra-se quer humanizadora pela possibilidade da participação de membros externos exercendo seu direito de cidadania, quer emancipatória dos indivíduos que se afirmam enquanto sujeitos críticos contra o abandono cultural, educacional, econômico e político.

Desta forma a rede Articul@ções contribui para a valorização das universidades públicas pela sociedade através da realização conjunta das seguintes atividades: cursinho preparatório para o ENEM (articula vestibular),  aulas de reforço nas escolas (articula vestibulinho), cursos de inglês/lattes/metodologia científica para a igualdade de oportunidades dos interessados nos mestrados (articula mestrado), conscientização ambiental e sustentabilidade (articula formação e articula escolas), aulas sobre educação para o trânsito (articula cursinhos através dos conteúdos cordiais de Ciências), palestras de educação para a Saúde (articula saúde), alfabetização de idosos (articula alfabetiza), participação conjunta em feiras de profissões (articula eventos), curso sobre as tecnologias (articula tecnologias), construção da escola de cidadania de Diadema (articula eventos e articula cursinhos) e mostras científicas (articula experiências), congressos e semanas científicas.

A rede Articul@ções já atendeu mais de 1.200 pessoas (crianças, adultos e idosos, sendo destas 700 em alguma situação de vulnerabilidade social) e este número não para de crescer.

Venha você também ser um Articul@dor!>

Nome da coordenadora geral do Programa:
Profa. Dra. Eliane de Souza Cruz  -

Para mais informações:

Facebook Articul@ções ou @programaArticulacoes: https://www.facebook.com/ProgramaArticulacoes/

Facebook Articula Cursinhos ou @articulacursinhos:                                       https://www.facebook.com/articulacursinhos/

Canal do Youtube do Programa Articulações:https://www.youtube.com/watch?v=al_7snuuJqU&feature=youtu.be

Screen1.jpg

Screen2.jpg