Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Construindo Espaços Educadores Sustentáveis

pes

O PES visa promover a articulação de ações educativas voltadas à construção de espaços educadores sustentáveis, a potencializar a função da educação no que tange a transformações culturais e socioambientais para a sustentabilidade, e a efetivar as contribuições da Universidade no processo dialógico de espaços educadores sustentáveis por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Temos como objetivo a construção e desenvolvimento coletivo de oficinas pedagógicas, intervenções, cursos de formação inicial e continuada, palestras, ações e projetos que estimulem a inserção da Sustentabilidade na comunidade de Diadema e região, partindo de comunidades escolares e universitárias, e que fomentem a práxis – reflexão-participação-ação dos participantes para transformação do espaço em que vivem, possibilitando a transição para que se constituam como espaços educadores sustentáveis.

Nome da coordenadora:
Profa. Dra. Marilena Rosalen e Prof. Esp. Everton Viesba

Contato dos coordenadores:

Profa Marilena à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (19) 98128-7774
Prof. Everton à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (11) 99531-0795

Link para o Lattes dos coordenadores:

Profa Marilena à http://lattes.cnpq.br/4999365849570415
Prof. Everton à http://lattes.cnpq.br/0953319823203066

Link para o programa:

https://www.facebook.com/ProgramaEscolasSustentaveis

Centro Aprendiz de Pesquisador – Diadema

aprendiz

                 Crédito da imagem: Programa CAP Diadema.

Este programa tem por objetivo aproximar os estudantes de educação básica do Município de Diadema e região do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp, através da promoção de um espaço não formal de educação, que realize atividades investigativas e experimentais. Este programa visa, acima de tudo, tornar conhecida a universidade por meio de visitas programadas de escolas, onde os alunos não só conheçam as pesquisas aqui realizadas, mediante breves visitas a laboratórios de pesquisa, mas também que realizem atividades investigativas, onde a observação, a experimentação e o levantamento de hipóteses sejam vivenciados de forma alegre e significativa.

Nome da coordenadora do programa:

Ana Maria Santos Gouw

Contato da coordenadora:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o Lattes da coordenadora:

http://lattes.cnpq.br/3359786303402164

 

Programa de Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco

Título do programa: Programa de Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco

Nome do coordenador do programa: Verilda Speridião Kluth

 Resumo sobre o programa:

O programa intitulado Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco é de cunho educacional-social-cultural-científico. Seu principal objetivo é realizar a formação de professores a partir da pesquisa da prática docente, que é efetuada pela parceria formada por professores da escola básica, aqueles que indagam sua prática e realizam a pesquisa sobre ela, e por professores universitários, aqueles que orientam a trajetória da investigação. Constitui-se, assim, conhecimento sobre a docência fundamentado em metodologias investigativas.

O programa é composto por projetos organizados em três módulos: Introdução aos fundamentos das pesquisas, Pesquisa sobre a prática docente e Socialização das pesquisas e de seus resultados. O primeiro é um curso presencial com apresentação de seminários, o segundo dá-se junto a grupos de pesquisa e do terceiro faz parte a realização de um Fórum, momento no qual os trabalhos concluídos são apresentados e discutidos com a comunidade escolar e acadêmica.

A primeira edição do programa deu-se de 2011 a 2013. A segunda edição, de 2015 a 2016, encerrou-se em três de setembro de 2016. Nesta ocasião ocorreu no Auditório José Alencar no Campus de Diadema os eventos II Fórum GEFOP - A prática docente em foco e a I Jornada de Educação Matemática, promovidos pela UNIFESP & CEFE & GEFOP e financiado pela CAPES. O II Fórum é o evento que finaliza o Programa de Formação Continuada de Professores de Ciência e Matemática: a prática docente em foco – 2ª edição, cuja finalidade é a socialização dos trabalhos desta edição. A I Jornada teve por objetivo fundamentar e promover reflexões sobre a Educação Matemática uma vez que essa 2ª edição teve como público alvo, preferencialmente, professores que lecionam matemática. Na ocasião, os eventos foram sucedidos pelo lançamento do livro A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência, publicado pela Mais Editora, que retrata o desenrolar e os resultados da 2ª edição do programa de formação continuada de professores. Maiores informações sobre o Programa: http//gefop.unifesp.br.

 Contato do coordenador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. tel: (11) 5541-7766

Link para o Lattes do coordenador:  http://lattes.cnpq.br/6294236455477671

Link para o programa: http://gefop.unifesp.br

pratica docente

 

 

 

Leituras Vigotskianas

Título do projeto/programa: Leituras Vigotskianas

Nome do coordenador do projeto/programa: Profa. Dra. Itale Cericato

Resumo sobre projeto/programa (máximo 100 palavras):
Leituras vigotskianas é uma atividade de extensão que objetiva formar professores partindo das contribuições de Lev Vigotski e tomando-as como referência para a práxis pedagógica. Constitui-se em um espaço de discussão teórica e elaboração de estudos e pesquisas que, na perspectiva dos laços interdisciplinares existentes entre a ciência psicológica e as ciências da educação, podem contribuir para fundamentar a prática docente do profissional atuante na educação básica. Considerando sua proposta formativa, a atividade é aberta também para graduandos de cursos de pedagogia e licenciaturas.

Contato do coordenador (email e telefone):
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o Lattes do coordenador:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138872H6#Orientacoesconcluidas

Escolas Sustentáveis – Estratégias de Educação Ambiental para o desenvolvimento de uma Escola Sustentável

Título do projeto/programa: Escolas Sustentáveis – Estratégias de Educação Ambiental para o desenvolvimento de uma Escola Sustentável

Nome do coordenador do projeto/programa: Profa. Dra. Marilena Rosalen

Resumo: Construído a partir de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos via PIBID, o Escolas Sustentáveis tem ações voltadas a escolas e comunidades de Diadema e esporadicamente ações pontuais em outros municípios do Grande ABCD. Com o objetivo de implementar ações de EA no espaço dialógico (comunidade escolar) e construir um percurso formativo fomentando a reflexão-participação-ação sobre processos educadores sustentáveis, as ações desenvolvidas são planejadas levando em consideração as situações locais e seu contexto global. Reconhecendo a importância da educação para a sustentabilidade. Algumas ações: cursos de formação, intervenções, ações diretas com estudantes, diagnósticos e planos de ações, co-criação de projetos.

Contato do coordenador (email e telefone):

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o Lattes do coordenador:

http://lattes.cnpq.br/4999365849570415

Link para o projeto/programa (se houver):

facebook.com/projetoescolassustentaveis

Escolas Sustentaveis

Crédito: Arquivo Escolas Sustentáveis