Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Matemática nos anos iniciais e seus desdobramentos nos outros níveis de ensino

Nome do coordenador do projeto/programa:

Luciane de Fatima Bertini

Resumo:

Espaço de investigação e de reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como de seus desdobramentos nos outros níveis de ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas que visem oferecer uma formação matemática aos estudantes que garanta a eles uma profunda compreensão das ideias matemáticas e a capacidade de explicá-las e justificá-las. Essas investigações e reflexões são ainda permeadas pelo entendimento de que a formação matemática não acontece isolada de questões do espaço escolar contemporâneo, da profissão docente e da realidade social e que deve privilegiar a formação cidadã.

Contato do coordenador:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Link para o Lattes do coordenador:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775434A4

Formação continuada para professores de Biologia do ensino médio em estratégias de ensino-aprendizagem no município de Diadema/SP

Nome do coordenador do projeto/programa:

Ligia Ajaime Azzalis

Resumo:

Um dos principais problemas relacionados à educação brasileira ainda é a formação de professores. Muitas vezes, o docente em sua formação inicial é exposto simplesmente à teoria e de certo modo isso implica na falta de clareza e de associação entre a realidade do cotidiano e do conhecimento adquirido. Por isso, é fundamental que o professor saiba como desenvolver estratégias para a aplicação da teoria, de modo que torne suas aulas interessantes e o conteúdo mais real ao aluno. A proposta deste projeto é discutir diferentes estratégias de ensino-aprendizagem de Biologia para o ensino médio. Para os fins deste projeto considera-se “estratégias de ensino-aprendizagem” um sentido amplo, que inclui desde a organização do espaço sala de aula até a preparação de recursos com materiais de baixo custo.

Contato do coordenador:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o Lattes do coordenador:

http://lattes.cnpq.br/7255872247150001

ligia II

Crédito da imagem: Arquivo pessoal Ligia A. Azzalis

 

Programa de Educação em Software Livre- Campus Diadema

Nome do coordenador do projeto/programa:

Marco André Ferreira Dias

Resumo

Software Livre e Inclusão Digital são temas estratégicos para o desenvolvimento do país. Mas a ampla inclusão digital e o maior uso de ferramentas abertas só se realizará se houver o esforço em educação nestas áreas.

O Programa de Educação em Software Livre (PESL), é um esforço extensionista, conduzido com o apoio da Universidade Federal de São Paulo, em especial no campus Diadema. O programa tem os seguintes objetivos:

  • Difundir a filosofa de Software Livre, sobretudo, a importância da liberdade do conhecimento.

  • Apresentar as principais ferramentas e sistemas baseadas em Software Livre por meio de minicursos e oficinas.

  • Desenvolver e apoiar o desenvolvimento de conteúdo didático sobre Software Livre.

A atividades promovidas pelo PESL são abertas para toda a comunidade e os eventos são gratuitos.

 

Contato do coordenador (email e telefone):

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(11) 3385-4137 voip 359

Link para o Lattes do coordenador:

lattes.cnpq.br/3302189026105008

Link para o projeto:

http://pesl.sites.unifesp.br/wordpress/

 

pesl

Créditos: PESL

 

A construção da profissionalidade docente mediada pela problematização da prática cotidiana.

Nome do coordenador do projeto/programa:

Profa. Dra. Itale Cericato

Resumo:

O objetivo deste projeto é oferecer formação continuada para professores da educação básica por meio de pesquisas da prática docente. Busca-se construir junto com os professores reflexões sobre a profissão e o exercício profissional docente na atualidade com vistas a contribuir para a construção da profissionalidade dessa categoria de profissionais. O eixo formativo se estrutura na prática reflexiva, amparada pela pesquisa educacional - notadamente nas contribuições da psicologia histórico cultural.

Contato do coordenador:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Link para o Lattes do coordenador:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138872H6

Link para o projeto:

http://gefop.pro.br/grupo-prodoc.php

Programa TEQ – O Teatro no Ensino de Ciências - Núcleo de Fotografia Científica

Título do projeto/programa: Programa TEQ – O Teatro no Ensino de Ciências

Nome do coordenador do projeto/programa: André Amaral Gonçalves Bianco

Resumo: O Programa TEQ caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma metodologia para a aplicação do jogo teatral no Ensino de Ciências, a alunos da Unifesp, com a produção de peças com temática científica a serem oferecidas a alunos da rede pública de ensino de Diadema.

Contato do coordenador (email e telefone): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o Lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/1848716002041734

Programa TEQ – O Teatro no Ensino de Ciências

teq1

Foto: André Amaral Gonçalves Bianco

Mais Artigos...