À Comunidade do ICT

Iniciamos 2017 com vários desafios, entre eles o de continuar crescendo para elevar o ICT aos patamares de excelência. Estamos cientes que teremos muito trabalho e estamos confiantes em obter muitas vitórias com a parceria e colaboração de toda a comunidade do ICT. Assim convidamos todos a embarcar conosco neste trabalho, nesta luta, adotando atitudes pró ativas para formar e qualificar profissionais de alta competência, capazes de elevar o nível profissional, intelectual e social nos ambientes em que interagem.

Inovar deveria ser um verbo conjugado por todos. O jeito de aprender, cada vez mais, não será somente o de acumular conhecimento. Será, sobretudo, o de experimentar, de criar, de inspirar, de refletir, de descobrir, de pesquisar e, não deixa de ser, também o de conhecer e de saber. Neste sentido, em certa dose e em algumas questões, precisamos até, possivelmente, aprender a desaprender, para obtermos novos mapas mentais, capazes de assimilar novas necessidades e possibilidades. A utilização da tecnologia como parte inerente, metodológica e didática do processo ensino-aprendizagem deve, cada vez mais, fazer parte da vida do docente e de um aluno.

De qualquer maneira, devemos estar sempre atentos às seguintes habilidades e meios, competências e capacidades: experimentação, inovação, tecnologia, criatividade, trabalho cooperativo, empreendedorismo, visão de presente e de futuro sem esquecer o passado, línguas, multiculturalismo, relações interpessoais, raciocínio lógico e, sobremaneira, liderança.

Entendemos que devemos:

a) Trabalhar em equipe de maneira colaborativa e participativa;

b) Elaborar um planejamento estratégico, tendo em mente nossa realidade, para que, com recursos escassos, com mais organização, colaboração e senso de economia, consigamos dar passos avante ;

c) Ser participante ativo nos diversos projetos sejam aqueles que visem à redução de gastos sejam aqueles até voltados à construção da excelência. Os problemas e as dificuldades são cotidianos. Simplesmente apontá-los não os resolve.

As soluções começam muitas vezes com as nossas próprias ações de comprometimento. Tampouco, reclamar somente não os resolve. É necessário participar, não esperando pelos outros, mas iniciando nós mesmos, com gestos pequenos e contínuos. Os resultados, além de práticos e perceptíveis, nos traz, acima de tudo, a satisfação do engajamento, da participação na construção da solução, e do dever cumprido. Desejamos a todos um 2017 muito produtivo de grandes realizações. Horacio e Regiane.