ICT/Unifesp promove curso online e gratuito sobre Engenharia de Tecidos

O ICT/Unifesp irá promover um curso online e gratuito sobre Engenharia de Tecidos - Pesquisa de base para desenvolvimento de produtos. O curso inicia no dia 26 de outubro.
São 20 vagas para pós-graduandos(as) da Unifesp e de outras universidades. Interessados(as) da Unifesp devem se inscrever pelo SIIU e interessados(as) de outras instituições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Serão 8 encontros, nas terças-feiras, às 15h. A única exceção será o encontro do dia 1º de novembro, que será realizado na segunda-feira. O curso será ministrado pela prof. Luciane Capelo (Unifesp) e pelo prof. Ronaldo do Amaral (Royal College of Surgeons in Ireland).
Confira o cronograma:
26/10 – Boas-vindas, explicação sobre o curso e introdução geral sobre o tema.
01/11 - Legislação vigente e ética. Questões frequentes e pendentes na área.
09/11 - Células mesenquimais, questões da terapia celular, células tronco e células tronco induzidas. Palestra Bibiana Matte (Nucleo Vitro).
16/11 – Seminários + Princípios e técnicas de desenvolvimento e aplicação de biomateriais.
23/11 - Impressão 3D: produção de tecidos? Fato ou Fake em 3D.
30/11 - Seminários + terapia gênica e engenharia de tecidos.
07/12 - Apresentação dos seminários finais.
14/12 - Encerramento, autoavaliação final e entrega de notas.

 

Curso Engenharia de Tecidos

Discussões sobre investimento em C&T e Comunicação Pública avançam no ICT Unifesp

Uma semana de muito debate, reflexões e construção coletiva no ICT. O campus organizou mais uma edição do Seminários Multidisciplinares, com a presença da ex-reitora da instituição, a Profª Drª Soraya Soubhi Smaili, e sediou uma das audiências públicas para a construção da Política de Comunicação da Unifesp.
Realizado no último dia 18 de agosto pela Câmera de Extensão e Cultura da Unifesp de São José dos Campos, o seminário com a ex-reitora Drª Soraya Smaili foi uma oportunidade para contextualizar a nossa comunidade acadêmica sobre o panorama atual em relação aos investimentos em ciência e tecnologia (C&T) no Brasil. O evento, mediado pelos professores Luciane Capelo e Elbert Macau, alertou sobre a queda dos dispêndios das Universidades Públicas e das fundações e agências de fomento, como a Capes, e os recursos cada vez mais escassos para a realização de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no País.
Apesar do cenário de dificuldade para a produção científica e tecnológica no Brasil, ainda mais agravado pela pandemia, a professora Soraya divulgou algumas pesquisas realizadas pela Unifesp para o combate ao novo Coronavírus. Sobre perspectivas futuras, a convidada apresentou o Sou Ciência, projeto para fortalecer a conexão entre universidade, ciência, sociedade e Estado. O Seminário foi gravado e está disponível na página dos Seminários Multidisciplinares do ICT no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=hnItiWmYJlI&t=153s.
No dia 25 de agosto foi a vez do ICT debater propostas a serem incorporadas na nova Política de Comunicação da Unifesp. As audiências públicas serão realizadas em todos os campus da instituição durante o mês de agosto, com a participação da comunidade acadêmico-administrativa e sociedade. O encontro foi mediado por Ana Lúcia da Silva Beraldo, representante do ICT na Câmara Técnica de Comunicação Social, e contou com apresentação do professor Alvaro Luiz Fazenda, vice-diretor acadêmico do ICT, e esclarecimentos dos professores Franklin Valverde (visitante) e Walter Teixeira Lima Junior (Departamento de Comunicação Institucional, DCI-Unifesp).  
Quem não participou ainda pode colaborar com a construção da nova Política de Comunicação. Basta acessar o site politicadecomunicacao.unifesp.br e inserir sua proposta ou sugestão no Fórum on-line. No mesmo endereço é possível consultar todos os materiais já elaborados sobre a importância da elaboração de uma Política de Comunicação coletiva e participativa e quais são os principais pontos que o documento oficial irá abarcar. 

Encontro remoto NAI SJC com professores sobre o Transtorno do Especto Autista TEA

Em nome do NAI convido os docentes da Unifesp para o nosso encontro remoto sobre o Transtorno do Especto Autista TEA com a Psicóloga especialista em neuropsicologia Ana Maria Silva. O objetivo do encontro é discutir aspectos relacionados com ensino, aprendizagem e avaliação de alunos com TEA. Por favor convidem também os seus alunos. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3hxEYYR  
encontro será realizado pelo meet e o link será enviado para os incritos.

 

evento_nai.png

Bolsistas do Observatório do ICT recebem formação em tecnologia social da memória

Os bolsistas que compõem a equipe do Observatório do ICT acabaram de finalizar o curso Histórias, Estórias e Memórias, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp. Foram quatro encontros virtuais, totalizando 18 horas de atividades, ministrados pelos multiplicadores Unifesp com participação da professora Sônia Helena Dória London, do Museu da Pessoa. A proposta era promover aprendizagens sobre o conceito da Tecnologia Social da Memória (TSM) para a produção compartilhada de conhecimento.
            Durante os encontros, cada um dos 10 Observatórios Institucionais tiveram a oportunidade de voltar o olhar para a sua trajetória e história do seu campus. Nesse processo foram sistematizados metodologias como a roda de histórias, a linha do tempo coletiva e o diagrama de sentido.
            A proposta é que essas habilidades possam ser incorporadas pelos bolsistas na condução das entrevistas e relatos sobre o campus de São José dos Campos e na construção constante de uma linha do tempo marcada por fatos interessantes do ICT. Também fica claro o objetivo de estimular a criação e o compartilhamento de memórias, a sistematização de experiências e a identificação de sentidos comuns entre os relatos que serão coletados nas próximas ações do Observatório.
            O projeto de formação em tecnologia social da memória para os bolsistas dos Observatórios Institucionais nasceu da experiência dos Multiplicadores Unifesp durante o curso de verão sobre Pesquisa Participativa oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade do Novo México. A ideia é continuar com essas formações, estimulando novas competências e desenvolvendo ainda mais a capacidade dos bolsistas e profissionais envolvidos nos Observatórios.
            O bolsista Emanuel Galdino, do Observatório do ICT, fez parte da equipe de multiplicadores e, além de fazer a mediação durante os encontros do curso Histórias, Estórias e Memórias, também ficou responsável pela elaboração gráfica dos materiais de apoio e produção do produto final do curso, um vídeo com a síntese dessa trajetória de conhecimento. “Foi interessante observar a evolução do entendimento da turma e até nossa do grupo de multiplicadores sobre a condução de entrevistas e o desenvolvimento de narrativas que façam sentido para analisar a perspectiva histórica e social dos campus da Unifesp”, declara Galdino.

 

 Curso.png

Semana do Ingressante - Eventos locais

 

05/05 - 15h: Boas vindas Direção Acadêmica, Coordenação BCT, Sub-Comissão Própria de Avaliação (SCPA)

05/05 - 16h: Encontro com professores do 1º semestre

 Acompanhe pelo YouTube as atividades locais do dia 05/05

Link para os Eventos

 

 Acompanhe toda a programação do evento 

Encontro com professores do 1º semestre

Link para os Eventos