Disciplina do ICT/Unifesp apresenta soluções de problemas via modelagem matemática

Nesta sexta-feira (29/07), às 13h30, será realizada a apresentação das soluções desenvolvidas na edição 2022/1 da disciplina “Resolução de Problemas Via Modelagem Matemática” do ICT/Unifesp. A atividade é aberta ao público.

Resolução de problemas via modelagem matemática

A disciplina é ministrada aos estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), Bacharelado em Matemática Computacional (BMC), Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPGPO) e Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada (PPGMAT) do ICT/Unifesp. “Por ser uma disciplina que apresenta soluções para problemas importantes da sociedade, ela é 100% extensão”, explica o professor Luiz Leduino Salles Neto.

A disciplina foi criada em 2019 pela Unifesp e pelo ITA, tendo como inspiração a experiência da disciplina Math Clinic da Universidade do Colorado (EUA). Nesta disciplina, estudantes de graduação e de pós-graduação desenvolvem e apresentam, ao final do semestre, soluções para desafios propostos por instituições ou por pesquisadores(as) de diversas áreas do conhecimento. “Dessa forma, a disciplina contribui simultaneamente para a formação plena dos estudantes e para a solução de problemas complexos da sociedade”, pontua Leduino.

A apresentação será realizada no Laboratório 401, no 4º andar do Campus São José dos Campos - Unidade Parque Tecnológico.

Confira os projetos desenvolvidos neste semestre:

– Otimização do transporte de cargas - Da carga à entrega
Proponentes: Pesquisadores(as) de Ciência de Dados da Optime

– Avaliação do potencial uso de bambu em áreas urbanas como estratégia de compensação das emissões de CO2
Proponente: Professor Elias de Barros Santos (ICT/Unifesp - Campus São José dos Campos)

– Problema da Transportadora de Carga Fracionada
Proponentes: Pesquisadores(as) de Ciência de Dados da Linear Softwares Matemáticos

É possível ainda propor um desafio para as próximas edições da disciplina. Devido à capacidade da sala e à necessidade de distanciamento mínimo entre os(as) participantes, é necessário fazer agendamento prévio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..