O webnário será realizado no dia 25/10, às 17h. As inscrições podem ser feitas até o dia 24/10.
O exame comportamental à beira do leito é o padrão ouro para avaliação clínica da consciência em pacientes com lesão cerebral grave. No entanto, déficits nas funções sensoriais, executivas e motoras podem limitar as respostas comportamentais do(a) paciente, confundindo a avaliação. Biomarcadores confiáveis são necessários para orientar os(as) médicos(as) que cuidam e tentam prognosticar pacientes com lesão cerebral com Desordens da Consciência (DoC). A estimulação magnética transcraniana (Transcranial magnetic stimulation, TMS) acoplada à eletroencefalografia (TMS-EEG) é uma ferramenta neurofisiológica que capta as respostas no EEG do sistema tálamo-cortical à estimulação direta e não invasiva do córtex cerebral, superando as limitações associadas a pathways sensoriais e estruturas subcorticais. O Índice de Complexidade Perturbacional (Perturbational Complexity Index, PCI), uma medida baseada nas respostas do EEG à TMS, foi recentemente sugerido como um marcador confiável para detectar a consciência em pacientes que se recuperaram para um estado minimamente consciente (minimally conscious state, MCS) com uma sensitividade sem precedentes de 94%. Apesar de promissor, várias barreiras impedem o uso do TMS-EEG para avaliação da consciência como rotina no ambiente clínico, como a longa duração das avaliações e a falta de padronização. No webnário, serão apresentados o estado da arte, as vantagens e as limitações desta técnica e os passos futuros que precisam ser abordados para se tornar clinicamente aplicável.
O ministrante será Matteo Fecchio, do Massachusetts General Hospital (EUA). O webnário é aberto ao público e será transmitido pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo Siex/Proec. Os(As) participantes inscritos(as) receberão certificado.
O evento faz parte da programação da disciplina Seminars in Biomedical Engineering do Mestrado em Engenharia Biomédica do ICT/Unifesp, ministrada pelo professor Federico Aletti. Ao todo, serão realizados 12 webnários nos meses de outubro e novembro. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..